sábado, 22 de outubro de 2011

Cubanas dominam ciclismo de estrada e deixam brasileiras fora do pódio

A ciclista Arlenis Sierra garantiu, neste sábado, mais uma medalha de ouro para Cuba nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Ela foi a mais rápida da prova de ciclismo de estrada, ficando com as glórias do primeiro lugar. Completaram o pódio as compatriotas Yumari González e Yudelmis Dominguez.

 Entre as três brasileiras que concorreram ao pódio, a melhor qualificada foi Clemilda Silva, que terminou com a 13ª colocação e tempo de 2min18s23. A irmã, Janildes Silva, ficou com o 20° lugar, enquanto Uênia de Souza, que é prima das duas, foi um pouco melhor: 15°.

As ciclistas partiram da Avenida Vallarta em um pelotão muito compacto, que se manteve até o fim da primeira volta. Com todas as atletas agrupadas, os primeiros 16 km de prova foram completados em pouco mais de 31 minutos - parcial que já se modificou na segunda volta, quando a cubana Yudelmis Domínguez passou com uma pequena vantagem em relação às concorrentes, com a marca de 30min34s.

Entre as brasileiras, a melhor era Clemilda Silva, que conseguiu se manter bem próxima ao pelotão de frente na segunda e na terceira voltas. Já a irmã Janildes Silva e a prima Uênia de Souza ficavam para trás gradativamente. A terceira volta foi concluída com uma queda grande de tempo: pouco mais de 26 minutos, com a mexicana Claudia Leal puxando a fila.

Foi só na quarta volta que a corrida começou a se definir melhor. Atletas como a argentina Dolores Rodríguez e a antiguana Tamiko Butler não resistiram e logo saíram da disputa, enquanto a cubana Arlenis Sierra se desvencilhou do primeiro pelotão para disparar. Quando a parcial foi concluída, com 25min23s, a vantagem de Sierra ficou visível - um carro de segurança da organização corria entre ela e as demais atletas.

 A quinta e última volta foi aberta com 1h53min39s, e rapidamente viu Sierra abrir uma dianteira de 40 segundos em relação ao pelotão anterior. As competidoras mais próximas eram a compatriota Yudelmis Domínguez e a mexicana Claudia Leal, que já haviam liderado em momentos distintos.

 Rapidamente, no entanto, a vantagem diminuiu drasticamente, chegando a 11s. Apesar disso, Arlenis Sierra ficou com o ouro para Cuba, com tempo de 2h18min10s.

Conheça o trajeto do ciclismo de rua
As atletas precisam completar cinco voltas em um circuito de 16 km, totalizando 80 km de prova. O pelotão sai da Avenida Vallarta e os primeiros 4 km são de subida constante até a altura máxima de 1.636 m acima do nível do mar; depois, as ciclistas viram na Avenida La Patria e enfrentam um caminho mais sinuoso, com cinco curvas em descida. Em seguida seguem pela Avenida Acueducto e fazem curva brusca na rua Pablo Neruda, chegando ao ponto mais baixo (1.560 m acima do nível do mar). Por fim, fazem os últimos 4 km na rua Ladrón de Guevara e viram novamente na Avenida Vallarta pra finalizar.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: