quinta-feira, 20 de outubro de 2011

No ciclismo, brasileira é sétima em quarta prova; canadense bate recorde

A brasileira Janildes Fernandes está longe da briga por medalhas no ciclismo completo (Omnium) dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nesta quinta-feira, na perseguição individual (quarta das seis provas do Omnium), ela foi apenas a sétima colocada dentre as dez ciclistas inscritas na prova, que teve a vitória da canadense Stephanie Roorda.

Apesar da vitória, Roorda - nova detentora do recorde pan-americano da prova - é apenas a terceira colocada da classificação geral, com 16 pontos. A liderança é da venezuelana Angie González, que venceu duas das três provas anteriores e soma oito pontos. Sofia Arreola, do México, vem em segundo lugar com 12, enquanto a cubana Marlies Mejias (com uma vitória) tem 17 pontos. Janildes, com 30, é sétima.

Inscrita na segunda bateria da prova desta quinta-feira, Janildes Silva dominou a equatoriana Maria Fernanda Bone e venceu com o tempo de 3min50s184 - Bone, que chegou a levar uma volta da brasileira no circuito de 3000 m, completou a prova em 4min01s063. Desta forma, Janildes assumiu provisoriamente a liderança da prova, ainda antes das baterias mais fortes. O primeiro lugar, porém, durou pouco. Logo na terceira bateria, a canadense Stephanie Roorda marcou 3min37s544 e quebrou o recorde pan-americano da prova, que era de 3min40s827 e pertencia à americana Erin Mirabella desde Winnipeg 1999. A chilena Paola Andrea Muñoz foi segundo lugar na prova e também na classificação geral do momento.

Em terceiro lugar, Janildes estava apenas na disputa pelo terceiro lugar. Porém, as chances de medalha acabaram na quarta bateria, quando a colombiana Lorena Maria Vargas e a cubana Marlies Mejias foram à pista. Mejias também baixou a marca de Mirabella, cravando 3min38s126, mas ficou apenas com o segundo lugar.

Por fim, duas das favoritas foram à pista, e assumiram respectivamente o terceiro e o quarto lugares na última bateria: Angie González, da Venezuela, e Sofia Arreola, do México. Desta forma, Janildes terminou apenas com o sétimo lugar da prova. As atletas voltam à pista agora para a disputa da quinta prova do Omnium, o scratch, às 16h (horário local, 19h de Brasília). Em seguida, às 16h55 (19h55), disputam o contra-relógio, na definição do pódio da categoria.

Confira o Vídeo

Fonte: Terra

Nenhum comentário: