sábado, 22 de outubro de 2011

Ciclista das A. Holandesas surpreende e vence maratona de quase 4 horas

Após uma intensa prova de resistência que atravessou 160 km e durou mais de três horas e meia, Marc de Maar, das Antilhas Holandesas, que terminou o percurso em 3h40min53 e faturou o ouro do ciclismo de rua ao deixar para trás outros 59 competidores, pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em competição realizada neste sábado. A prata ficou com o venezuelano Miguel Ubeto, que liderou por um tempo, foi ultrapassado e brigou até os últimos metros, mas por centímetros não conseguiu o primeiro lugar do pódio. Arnold Alcolea, de Cuba, ficou com o bronze.

Quatro brasileiros participaram do ciclismo de rua neste sábado em Guadalajara: Rafael Andriato, 13º colocado com o tempo de 3h45min02, Gregolry Panizo, 24º com 3h45min06, e Luiz Carlos Tavares e Murilo Fischer, que abandonaram a prova. Nenhum deles conseguiu acompanhar o pelotão de frente que se distanciou dos demais ainda no início da prova.

Os corredores percorreram 160km pelas ruas de Guadalajara, em trajeto marcado por 10 voltas de 16 km, que inicia e termina na Avenida Vallarta. Debaixo de forte sol na cidade mexicana, os atletas eram obrigados a encarar um verdadeiro teste de resistência física, mas eram apoiados por diversos populares que ficavam na rua e incentivavam os ciclistas.

A corrida começou por volta das 15h (de Brasília) e a primeira volta foi concluída em pouco mais de 20min, com um único pelotão ainda bastante agrupado e sem competidores distantes dos demais. O mesmo ocorreu na segunda volta, que contou com a liderança do mexicano Ignacio Sarabia, ligeiramente à frente dos rivais.

O quadro começou a mudar de figura a partir da terceira volta. Um pelotão se sobressaiu e deixou o restante dos atletas para trás, puxado principalmente pelo costarriquenho Gregori Brenes, com vantagem de 1min20s. Foi também aí que o brasileiro Luiz Carlos Tavares abandonou a corrida.
A quarta volta viu o pelotão de frente atingir o auge de distanciamento até então: 1min38s. Lideravam Gregori Brenes, Ignacio Sarabia, Gonzalo Garrido (Chile) e Marlon Pérez (Colômbia). O melhor brasileiro era Murilo Fischer, em décimo, enquanto Gregolry Panizo e Rafael Andriato estavam mais atrás dos demais.

Da metade da prova em diante sete corredores mantiveram distância de todos os outros e ficaram assim até os últimos quilômetros de prova. Miguel Ubeto, da Venezuela, conseguiu chegar aos últimos 16 km com vantagem de 20s na liderança para o resto dos participantes, mas sentiu cãibra ao trocar de bicicleta e viu os outros se aproximarem.

Na última volta, o venezuelano voltou a se distanciar do grupo, mas com a companhia de Marc de Maar. Os dois lideraram até os últimos metros e, curiosamente, conversavam durante o caminho até a linha de chegada. Melhor para o atleta das Antilhas Holandesas, que se mostrava menos cansado e conseguiu chegar na frente. Arnold Alcolea, de Cuba, que disputou o terceiro lugar até os últimos centímetros com o chileno Arnold Olavarria e o colombiano Juan Arango, ficou com o bronze.

Confira a Chegada


Fonte: Terra/R7

Nenhum comentário: