segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Na perseguição masculina, Brasil é eliminado em prova marcada por queda de mexicanos

A equipe brasileira masculina de ciclismo de pista não conseguiu se classificar à final da perseguição por equipes nesta segunda-feira, em sessão de eliminatórias disputada no Velódromo Pan-Americano, em Guadalajara. Com o tempo de 4min14s634, a Seleção formada por Armando Camargo, Robson Dias, Thiago Nardin e Luiz Carlos Tavares fez a sexta melhor marca entre os oito times na disputa - os dois primeiros avançam para brigar pelo ouro, enquanto o terceiro e o quarto correm pelo bronze.

A sessão ficou interrompida por cerca de 10 minutos depois de um acidente envolvendo a equipe mexicana, que correu antes dos brasileiros. Edibaldo Maldonado se desequilibrou e caiu feio na pista do velódromo; ele foi "atropelado" por um companheiro e precisou de atendimento médico. Como resultado, o time da casa não marcou tempo válido e teve de correr novamente no final.

A primeira posição ficaram com os favoritos colombianos: Juan Arango, Edwin Ávila, Arles Castro e Weimar Roldán marcaram 4min00s126 e disputarão a medalha de ouro contra os chilenos, atuais campeões pan-americanos no evento, que fizeram o tempo de 4min03s882. Ambos superaram o antigo recorde da competição: de 4min11s653, estabelecido pelos chilenos no Rio de Janeiro 2007. A melhor marca da história é do Reino Unido, que fez 3min53s314 para triunfar na Olimpíada de Pequim 2008.
Já o bronze ficará com a Argentina, que obteve o terceiro melhor tempo, ou o México, que conseguiu o quarto lugar apesar do acidente de Maldonado. A decisão das medalhas acontecem ainda nesta segunda-feira, a partir das 16h locais (19h de Brasília).

Entenda a perseguição por equipes

Na prova masculina de perseguição por equipes do ciclismo, os times são formados por quatro atletas e precisam passar por uma eliminatória simples antes de chegar à final: as duas equipes que percorrerem 16 voltas (4 km) no velódromo com o menor tempo disputam a medalha de ouro. Na decisão, são dois times ao mesmo tempo na pista, largando um em cada extremo do velódromo; o objetivo é "perseguir" a outra equipe e ultrapassá-la para vencer a prova. Se isso não for possível, quem concluir o trajeto no menor tempo vence.
Apesar de os times serem formados por quatro ciclistas, o tempo já é registrado quando o terceiro ultrapassa a linha de chegada. Portanto, não é necessário que os quatro atletas terminem a prova - normalmente, o ciclista que puxa o ritmo mais forte no início fica para trás no final, e deixa que seus três colegas mais descansados acelerem nas últimas voltas.

Confira o vídeo da queda, clique aqui.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: