terça-feira, 1 de novembro de 2011

Você sabia que cerveja pode ajudar na recuperação de atletas?


Pra Quem Pedala e adora uma gelada, essa notícia é extremamente importante. Em 2009 uma pesquisa foi realizada com supervisão do CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas) defendeu o consumo diário moderado de cerveja como forma  de repor os líquidos e nutrientes perdidos durante atividades físicas.
O Estudo
O estudo se chama “Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas” e foi realizado pela universidade de Granada na Espanha. O estudo concluiu que o consumo de cerveja ajuda na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares.
A quantidade ideal para o consumo estipulada pelo estudo é de três tulipas de 200 ml por dia, que equivale de 20g a 24g de álcool, para mulheres é indicado a metade dessa quantidade (10g a 12g de álcool).
O estudo foi comandado pelo cardiologista Juan Antonio Corbalán, ex-jogador de basquete e medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). O projeto foi apresentado no Congresso Mundial de Medina no Esporte de 2009.
Os testes
Para realizar o estudo, 16 atletas universitários entre 20 e 30 anos foram selecionados. Todos deveriam ter uma condição física boa e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h.
Os testes foram realizados durante três semanas, os atletas tinham que correr durante uma hora em uma temperatura acima de 30 graus e depois beber água ou cerveja. A cada parada para hidratação a bebida devia ser alternada, para que se comparasse o resultado.
O resultados
Os testes indicaram que a cerveja, por ter 95% de água em sua composição e uma pequena quantidade de álcool (5%), funciona tão bem quanto a água na hidratação do corpo após exercícios.
Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.
O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos quesubstituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.
Não exagere
O estudo indica que a quantidade não pode passar do moderado, uma vez que o excesso de álcool não é metabolizado e começa a afetar o sistema nervoso central, causando a embriaguez.
O melhor momento para o consumo da bebida, no caso dos desportistas é durante as refeições. De forma alguma se deve consumir antes do exercícios, logo após o exercício o consumo também não é indicado, o interessante é que a cerveja seja ingerida duas horas após o exercício.

Fonte: Pra quem Pedala

Nenhum comentário: