quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brasil Ride 2011 - Final

Final da ultramaratona de Mountain Bike repete o 
sucesso da edição de estreia. 
Conheça os vencedores! 

Os ciclistas encararam quase 600 km de serras, vales e rios nas trilhas da Chapada Diamantina (BA)

Após sete dias de muitas pedaladas nas trilhas da Chapada Diamantina, a grande final da segunda edição da maratona de Mountain Bike Brasil Ride movimentou a cidade de Mucugê, no interior da Bahia, promovendo esse esporte olímpico e colaborando para o ecoturismo da região.

Com uma infraestrutura inédita na América Latina, voltada para todo tipo de ciclista desde o entusiasta ao profissional, a competição se consolida como uma das melhores provas do estilo no planeta.

"O carisma do público, os competidores e o cuidado com que a organização tem com os atletas é o grande diferencial da Brasil Ride, esse tipo de postura você não encontra em nenhum outro lugar no mundo" comentou a competidora Andrea Marcelini, membro da comissão da União Ciclística Internacional (UCI).

A grand finale da Brasil Ride 2011 foi disputada numa etapa alternativa. A mudança ocorreu devido ao alerta de incêndio na região do antigo percurso da competição.

Com isso o pelotão de ciclistas vindos de 18 países diferentes - e 14 estados brasileiros - voaram em um circuito final de 49 quilômetros, composto por trechos velozes e técnicos, para fechar a prova com chave de ouro.

A competição fechou a temporada mundial de Mountain Bike recebendo elogios em diversos aspectos - da organização, dos percursos, da alimentação e de todos serviços prestados aos atletas.

O pelotão final contou com atletas vindos de 18 países diferentes e mais de dez estados brasileiros

COMO FOI A PROVA

As duplas enfrentaram trechos bem técnicos

A equipe Easton Rockets, de Lukas Kauffman e Christopher Maletz, especialistas em Cross Country, assumiram a liderança para ficar com a vitória na etapa. Os líderes da categoria Open fizeram uma etapa mais conservadora conquistando a quarta posição e bicampeonato.

"Sabíamos que tudo podia acontecer, como um tombo ou a bicicleta quebrada, qualquer coisa poderia tirar nosso bicampeonato, por isso estamos muito, muito contentes com o título" disse o checo Kristian Hynek, que completou os os 544.9 km totais ao lado de Robert Novotny durante sete dias em 23 horas, dois minutos e 43 segundos.

Outro bicampeão da Brasil Ride 2011 foi o brasiliense Abraão Azevedo, que confirmou o título do ano passado ao lado de Paulo Freitas percorrendo o circuito com o tempo de 27 horas, 26 minutos e 55 segundos, na categoria Master.

Na categoria Mista, Ivonne Kraft e Mateus Ferraz não deram chances aos adversários, venceram as seis etapas e garantiram o título. Na categoria Feminino, Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo também mantiveram o domínio na prova e conquistaram o lugar mais alto do pódio invictas.

A nova categoria Brasil foi vencida por Josemberg "Montoya" Pinho e Raphael Mesquita Mendes que terminaram a sétima etapa novamente entre os melhores do mundo e confirmaram o título inédito da Brasil Ride.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (por categoria)

Open
1 - Robert Novotny & Kristian Hynek (Future Cycling/Sweep) - Rep. Tcheca - 23:02:43
2 - Luís Leão Pinto & Alejandro Lopez (Team Spano-Luso) - Portugal/Espanha - 23:08:01
3 -Tomas Vokrouhlik & Martin Horak (BMC) - República Tcheca - 24:01:53

Brasil
1- Josemberg "Montoya" Pinho & Raphael Mendes (JC Bikes) - Goiás - 24:12:48
2- Hugo Prado & Douglas Neto (OCE-Treine/KHS/Infanti) - Minas Gerais - 24:26:09
3 - Uira Castro & Gustavo Santos (Specialized/LM/Tripp) - Minas Gerais - 27:06:15

Resultado repetiu sucesso da prova de 2010
Feminino
1 - Adriana Nascimento & Sabrina Gobbo (Brasil Soul / RC Bikes) - 34:15:36
2- Andrea Marcellini & Melanie Leveau (Hora do Blush/Specialized) - 36:34:45
3- Valéria Conceição & Carla Plens (Hemo Vale/Votu/Maxxis/Proshock) - 45:26:44

Mista
1- Ivonne Kraft & Mateus Ferraz (Brasil Soul/RC Bikes) - Alemanha/Brasil - 28:06:44
2 - Annabela Stropparo & Piero Pellegrini - (San Marco) Itália - 29:28:37
3 - Agustina Apaza & Cesar Lettoli (Olmo/Flecha Bus) - Argentina - 32:10:40

Master
1- Abraão Azevedo & Paulo Freitas (Master Brasil Soul / RC Bikes) Brasil - 27:26:55
2- Barti Bucher e Hansjuerg Gerber (Bixs-Zelleweger Archtekten) - Suíça - 28:02:22
3- Heleno Borges & Giovane Rufino (Konskrito/ DBike) - Brasil - 29:37:10

BRASIL RIDE 2012

A próxima ultramaratona de Mountain Bike já tem data e local marcados. As duplas irão encarar aproximadamente 600 km entre serras, vales e rios, as trilhas da Chapada Diamantina, na Bahia, entre os dias 23 e 29 de setembro de 2012.

Mais do que uma corrida, a Brasil Ride 2012 certamente será uma nova experiência marcante na vida de todos participantes, dentro e fora das pistas: atletas, staffs, voluntários, comunidades locais, entre outros envolvidos.

Disputada sempre em duplas, a prova também abrirá inscrições para as categorias Feminino, Mista, Open e Master, sendo esta última própria para atletas com mais de 40 anos. "Comece a procurar seu parceiro, pois as vagas são limitadas" avisa o organizador Mario Roma.

Para mais informações, acesse www.brasilride.com

Fonte: http://www.divirta-se.uai.com.br

Nenhum comentário: