quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pedalar está na moda

Procura por transportes sustentáveis incentiva o cicloturismo no Rio de Janeiro;

Quando a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou investimentos no transporte não poluente para transformar a cidade na Capital da Bicicleta, muitos cariocas se descobriram turistas em sua própria casa. Identificando a carência de um dos cartões postais do mundo no oferecimento do lazer em duas rodas, a Caminhos da Terra – famosa pelo aluguel de bicicletas e venda de acessórios para bikes – vem incentivando o cicloturismo como alternativa ao turismo tradicional.

Utilizando a bicicleta como principal componente dos passeios, os roteiros de cicloturismo visam a integração entre práticas sustentáveis e saudáveis, proporcionando ao visitante a experiência de estar mais próximo do meio ambiente. Além da possibilidade de pedalar pelos 150 km de ciclovia dispostos ao longo da orla carioca, a Caminhos da Terra permite que a o ciclista desbrave as trilhas da Floresta da Tijuca e conheça as belezas arquitetônicas do Centro Histórico do Rio.

“Temos guias acompanhando todos os roteiros. Mais do que proporcionar aos visitantes e moradores uma nova forma de aproveitar a cidade, a ideia é mostrar como nossos pontos turísticos podem ser melhor aproveitados”, explica Alzira Lima, fundadora da Caminhos da Terra, que para receber o público, renovou toda sua frota de bikes e contratou novos guias turísticos, ministrando treinamentos específicos para cada opção de roteiro.

Os passeios podem ser feitos por crianças, adultos ou idosos, sem restrição de idade. Alzira explica que mesmo os ciclistas profissionais, geralmente acostumados a trilhas e jornadas de aventura, buscam essa opção para conhecer um pouco mais da paisagem que tanto gostam de explorar. Mesmo trabalhando com pessoas de faixa etária e experiência diferentes, o ritmo não é calculado em velocidade ou pedaladas, mas sim, no tempo necessário para que a mensagem seja transmitida.

“Queremos mostrar que um lugar lindo como o Rio de Janeiro fica ainda mais belo integrado com a saúde e a preservação ecológica. É tão prazeroso, que fica difícil até de encarar como um exercício. Essa proximidade com a natureza só traz bons resultados. Tanto para o ambiente, quanto para nós, que dependemos diretamente dele”, ensina.



Seguem as opções de roteiros de cicloturismo oferecidos pela Caminhos da Terra.:

Floresta da Tijuca – Corcovado:. Passeio na Floresta da Tijuca pela estrada das Paineiras, com subida ao Corcovado.

Parque do Flamengo: .Visita ao Museu de Arte Moderna, ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, Marina da Gloria, Paisagismo de Burle Marx, observação de pássaros e foz do Rio Carioca.

Barra da Tijuca / Recreio dos Bandeirantes: .Passeio pela orla da Barra da Tijuca/Recreio.

Orla Zona Sul:. Passeio pelas orlas do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa Rodrigo de Freitas.

Centro Histórico do Rio (Noturno): .Passeio noturno pelo Centro Histórico do Rio, incluindo Cinelândia, Av. 1º de Março, Pres. Vargas, Uruguaiana, Largo da Carioca, Praça Tiradentes, Av. Chile e Rua do Lavradio (Lapa).

Pão de Açúcar : .Passeio pela Urca, enseada de Botafogo, Parque do Flamengo, incluindo visita ao Monumento Estácio de Sá e explanação sobre a Fundação da Cidade, o Paisagismo de Burle Marx e a Baía de Guanabara.

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: