domingo, 20 de janeiro de 2013

Ana Paula Polegatch conquista a 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil


Atleta de São Caetano fechou a disputa com um segundo lugar neste domingo, em São Carlos. Na Junior masculino, Caio Ormenese levou a melhor.
Aos 21 anos, a paranaense Ana Paula Polegatch já comemora um título nacional. A ciclista, da equipe São Caetano/Penks/ Calypso/Vzan/DKS Bikes/New Millen, venceu, neste domingo (20), a 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil, competição válida pelo ranking nacional, colocando seu nome da história da competição e confirmando o bom momento. Ela terminou a quarta etapa, disputada na manhã deste domingo, no Parque do Damha, em São Carlos, com a segunda colocação, resultado suficiente para o título, com o tempo total de 5h45min47seg.

Ana Paulu ficou com o título  (Foto: Ivan Storti)
Ana Paula ficou com o título (Foto: Ivan Storti)
A segunda colocação ficou com Giovana Corsi, da Velo/Giant/Seme Rio Claro, – vencedora da etapa de domingo – com 5h49min27seg, enquanto o terceiro lugar ficou com Danilas Ferreira da Silva, também da Velo/Giant/Seme Rio Claro, com 6h01min35seg. A equipe de Rio Claro levou o título entre os times da 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil.
Na briga da 7ª Volta Ciclística do Futuro, que serve para revelar destaques para o ciclismo nacional, Odair Ormenese, da FME/Hidro Repell Tintas/Bike Point, de Brusque (SC), também manteve o ritmo e garantiu o título na categoria Junior masculino. O décimo lugar neste domingo não impediu que ele confirmasse o título, com o tempo total de 5h15min49seg.
O time catarinense ainda ficou com os segundos e terceiro lugares, Áquila Roux, com 5h18min25seg, e André Eduardo Gohr, 5h18min54seg, respectivamente. Entre a mulheres da categoria Junior, o primeiro lugar ficou com Wellyda Rodrigues, da Lidra Americana/Centro de Excelência do Ciclismo, com3h12min57seg.
Os demais campeões da 7ª Volta Ciclística do Futuro foram Talita de Oliveira, da Liga de Ciclismo Campos Gerais, com 3h29min36seg, e Fabio Pereira Dalamaria, atleta avulso, 2h51min41seg, ambos no Juvenil; e Ingrid Martônio Figueiredo, da Ciclismo São Carlos, com 2h27min59seg, e Igor Teodoro Molina, da Clube de Ciclismo de São José dos Campos/CF Ciclismo Olímpico BMX, com 2h21min18seg.
Prova
A etapa final das duas competições conduziu os participantes de volta do Parque Eco-Esportivo do Damha. Desta vez, para outra prova de circuito pelas ruas do belo condomínio em São Carlos, com traçado de 9 km. A largada às 8h foi bastante amena, pois o ventos fortes diminuíram a sensação de calor. Infanto-Juvenil cumpriu três voltas, ficando o Juvenil e o Junior feminino com quatro e Elite feminino e Junior masculino com oito.
Com boa vantagem da classificação, Ana Paula fez uma prova tática, mantendo-se no pelotão até a última volta, quando garantiu a segunda colocação. “Estou feliz com o desempenho ao longo das etapas. É muito bom começar o ano com título, especialmente depois de fazer pódio da Copa América, no Rio de Janeiro”, destacou a atleta, que agora disputará o Torneio de Verão, no Litoral paulista, no final de janeiro, e depois vai para o Panamericano do México, em fevereiro.
Chegada da categoria Junior (Foto: Ivan Storti)
Chegada da categoria Junior (Foto: Ivan Storti)
Caio Ormenese fez o mesmo na categoria Junior da 7ª Volta Ciclística do Futuro. A prova acabou formando vários grupos, sem um grande pelotão e o jovem ciclista fez o necessário para garantir o título de 2013 de uma das mais importante provas do calendário da modalidade e única no formado de volta ciclística.
“Muito bom o evento. Vi equipes e atletas, tanto entre os jovens como entre as mulheres, com excelentes condições para brilhar. Até mesmo a falta de hábito neste tipo de disputa não atrapalhou, com provas muito interessantes”, declarou Cesar Sanchez, comissário internacional da União Ciclística Internacional (UCI), que prestigiou o evento após ministrar curso de reciclagem de árbitros de ciclismo, também em São Carlos.
A 7ª Volta Ciclística do Futuro e 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil tiveram promoção da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Federação Paulista de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e Prefeitura Municipal de São Carlos, com apoio do Parque Eco-Esportivo do Damha.
Fonte: Federação Paulista de Ciclismo

Nenhum comentário: