sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tour do Rio - 3ª Etapa


Kleber Ramos bate Colômbia e assume ‘amarelinha’

As montanhas da terceira etapa poderiam decidir precocemente a vitória do Tour do Rio. Os atletas da EPM-UNE, favoritos ao título, no entanto, seguiram sem sequer subir ao pódio. Novamente prevaleceu a superioridade dos brasileiros da Real Cycling Team, com a vitória de Kleber Ramos, que havia repetido o terceiro lugar nas duas primeiras etapas. Atrás dele, o companheiro Alex Diniz e, em terceiro lugar, um sul-americano. Mas nada de colombianos da EPM-UNE. Quem ficou com o bronze da etapa Três Rios-Teresópolis foi Bayron Guama de La Cruz, do Team Ecuador.
O resultado mudou a classificação da competição, mas não radicalmente. O técnico/atleta argentino Edgardo Simon (Real Cycling Team) entregou a camisa amarela a seu pupilo Kleber Ramos, que assumiu a liderança geral. Como prêmio de consolação, o “hermano” ficou com a camisa verde de sprintista e viu outro companheiro no pódio das blusas: Alex Diniz permaneceu sendo o montanhista.
Se o resultado final da terceira etapa foi surpreendente como um todo, o começo não foi diferente. Especialista em montanhas, Tonhão (Funvic/Pindamonhangaba) conquistou a primeira meta de velocista. A partir daí uma vitória ponta a ponta passou a ser especulada, sobretudo, depois dele abocanhar também as duas primeiras metas-montanhas. Sempre, na fuga, lado a lado com o colombiano Oscar Rivera (EPM-UNE) e Joel Candido Jr (São Caetano/Vzan).
A vantagem do trio chegou a quase três minutos na metade da prova, de 120km. Na cidade de Areal, próximo à subida da Serra dos Órgãos, o grupo, no entanto, não aguentou. Em contraste com o clima bucólico da natureza local, a briga ficou forte.
Os montanhistas brasileiros perderam espaço para os colombianos e tudo indicava que o script seria seguido. Outro engano. O trabalho em equipe da Real Cycling Team funcionou e, além das vitórias individuais, o time conseguiu manter a ponta na tabela por equipes.

Confira o resultado dessa etapa e a classificação geral:



Nenhum comentário: