quinta-feira, 14 de julho de 2011

Toopedalando foi Inaugurado


Com o objetivo de proporcionar à população de Toledo uma alternativa de transporte limpo, e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida através da prática de exercícios físicos, foi lançado nesta sexta-feira (8) o Programa Piloto de Transporte Limpo de Toledo (Toopedalando). O evento aconteceu no Parque Urbano Frei Alceu e contou com a participação do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, acompanhado do vice, Lúcio de Marchi, secretários, diretores, demais autoridades e comunidade em geral.

Inicialmente serão colocados cinco pontos do projeto: um no Frei Alceu, outro próximo a Igreja do Jardim Porto Alegre, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, na avenida Cirne Lima e na praça Willy Barth, com 50 bicicletas disponíveis para os munícipes. De acordo com o assessor de Captação de Recursos da Prefeitura, o projeto não é novo, porém a maneira como ele está sendo executado em Toledo é pioneira. “Estamos usando tecnologia desenvolvida por engenheiros aqui de Toledo, que fizeram um sistema econômico, viável para a realidade do município”, afirma.

O engenheiro responsável pelo projeto, Artur da Igreja, complementa que todas as bicicletas terão GPS, e para poder utilizá-la, o interessado deve fazer o cadastro no site da prefeitura.

O prefeito, que foi o primeiro a realizar o cadastro, aproveitou a oportunidade para testar o sistema da melhor forma: pedalando. “Toledo tem 15 km de ciclovia e a Secretaria de Planejamento está desenvolvendo projetos para a construção de mais ciclovias no município. O Toopedalado irá proporcionar que as pessoas se locomovam, e ao mesmo tempo pratiquem exercícios físicos, melhorando a saúde e a qualidade de vida, e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente por ser um veículo limpo”, frisa.

CADASTRO – Para participar do programa, o interessado deve realizar o cadastro no site da prefeitura (www.toledo.pr.gov.br), através do link “toopedalando”. No cadastro haverá informações pessoais, como endereço, documentos. Após do preenchimento do formulário, o interessado deverá ir a Secretaria de Segurança e Trânsito para retirar o cartão magnético, que permitirá que o usuário utilize as bicicletas. É obrigatório ter no mínimo 18 anos.

O PROGRAMA – Serão disponibilizadas inicialmente cinqüenta bicicletas, distribuídas em cinco postos. O usuário terá direito de usá-la durante 45 minutos. O objetivo é que ele a pegue em um posto, e a devolva em outro, para haver uma rotatividade. “As bicicletas terão GPS, e como todos que fizerem uso do sistema deverão ser cadastrado, o Toopedalando é bastante seguro. A Guarda Municipal cuidará para que as bicicletas não fiquem somente em um posto”, explica o secretário de Segurança e Trânsito, João Crespão.

BIBLIOTECA LIVRE – Na oportunidade, Schiavinato comunicou que em breve estará disponível no parque uma biblioteca livre. “Os investimentos serão do Ministério da Cultura, cerca de R$ 30 mil. Toda a população terá direito de pegar os livros emprestados”, finaliza

Um comentário:

Rose disse...

Issae, vamos aproveitar as bikes para o transporte diário