sábado, 30 de julho de 2011

Brasil Ride 2011

Maior evento ciclístico da América Latina, Brasil Ride, está marcado para acontecer de 23 a 29 de outubro 2011, no coração da Bahia: Chapada Diamantina. Serão 4 categorias: Open Masculino, Feminino, Misto e Máster (apenas para ciclistas acima de 40 anos de idade).

A segunda edição da Ultramaratona de Mountain Bike reunirá alguns dos melhores atletas do mundo. Oportunidades para a troca de experiências entre eles não irão faltar. A dupla europeia Roberto Heras e Luís Leão Pinto já confirmaram sua participação. Eles vão buscar a liderança na categoria Open. Heras além de tricampeão na Volta da Espanha, venceu também a Titan Desert (prova realizada no deserto marroquino com mais de 600 Km de percurso) e conquistou etapas Tour de France e Giro da Itália. Luís Leão Pinto é tricampeão de XCM, vice-campeão Andaluzia Bike Race e top 5 na "Ruta de los Conquistadores".

Brasileiros também participarão da Ultramaratona como a dupla Uirá Roberto de Castro, que obteve melhor classificação brasileira do Cape Epic (Top-30), e Hugo Prado Neto. Gustavo Ricardo Santos também estará no evento.

Centenas de atletas estarão na maior disputa de Mountain Bike, 14 países e 13 Estados brasileiros vão enfrentar os 7 dias de prova com aproximadamente 585 Km; em média, serão 80 a 100 Km por dia pelas trilhas históricas da Chapada Diamantina. A largada e chegada da Brasil Ride 2011 está prevista para ocorrer na cidade de Mucugê. Os participantes serão premiados por equipe com o maior prêmio de Mountain Bike do Brasil.

As duplas tem pouco mais de um mês para garantir a vaga, com limite para 300 equipes. As inscrições vão até final de agosto. Os competidores terão água, comida, alojamento em tenda com colchão (uma tenda por atleta na vila da Brasil Ride durante os 7 dias), suporte técnico, serviços médicos básicos, placa frontal com o número do participante, guia do participante, T-Shirt Brasil Ride e Medalha Finisher. A Brasil Ride inclui todos esses itens na inscrição.
Ao se registrar em Mucugê (cidade do Parque Chapada Diamantina), os atletas vão receber uma mala para equipamento, de aproximadamente 80 litros da Brasil Ride, com o número de corrida. Nela deverá caber os pertences pessoais, inclusive roupa de cama, se houver necessidade de deslocamento.

Os maiores atletas do MTB nacional e mundial realizarão esta jornada pelo coração da Bahia e o cenário fica por conta da natureza. Os grandes atletas estarão em uma região serrana, considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo: Chapada Diamantina, situada no centro do Estado brasileiro da Bahia. Local onde é possível apreciar, nessa época do ano, bromélias, cactos, begônias, trepadeiras e, no mínimo, 100 tipos de orquídeas, além de uma enorme variedade de espécies de animais e mais de 200 tipos de aves.

A riqueza da região se estende pelo seu entorno, onde belíssimas cachoeiras estão nos municípios próximos a ela, como: Cachoeira da Piabinha, Sibéria, Tibutino em Mucugê (local da 1a, 2a, 6a e 7a etapas); Cachoeira do Raposo e Fraga em Rio de Contas (local da 2a, 3a, 4a, 5 e 6a etapas).

O PNCD (Parque Nacional da Chapada Diamantina), um dos maiores do país, com cerca de 152 mil hectares e uma altitude média entre 800 e 1.200 metros acima do nível do mar, com picos de até 2.000 metros, foi criado em 1985 para a preservação das belezas cênicas do local. Atualmente administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), é um paraíso para quem gosta de caminhar, respirar ar puro e praticar esportes de aventura.

Equipamento Recomendado: • Celular (por favor manter o celular desligado para economizar bateria)
• Kit de primeiros socorros
• Protetor solar
• Alimentação de emergência
• Ferramenta Multi-tool/bike
• Bike computer e/ou monitor de frequência cardíaca (recomendado)
• MTB (pastilhas de freios, tubos, reparação de punção, etc)
• Cartão de crédito
• Roupa de ciclismo (pelo menos 4 jogos)
• Barras energéticos
• Óculos de sol

O que levar para vila Brasil Ride:
• Documento com foto
• Itens de Higiene pessoal
• Toalha de banho
• Repelente
• Anti–histaminicos (caso for alérgico)
• Roupas casuais
• Saco de dormir

Confira as 7 etapas da prova:

1ª Etapa (Prólogo)
Data: 23 de Outubro, 2011 largada às 12h00Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 12,40 km
Altimetria: 153 m
Tempo limite de prova: 3h

2ª Etapa
Data: 24 de Outubro, 2011 largada às 6h00
Largada / Chegada: Mucugê / Rio de Contas
Distância: 146 km
Altimetria: 3372 m
Tempo limite de prova: 11h30

3ª Etapa
Data: 25 de Outubro, 2011 largada às 8h00
Largada / Chegada: Rio de contas / Rio de Contas
Distância: 83,5 km
Altimetria: 1746 m
Tempo limite de prova: 9h

4ª EtapaData:
26 de Outubro, 2011 largada às 10h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de Contas
Distância: 24 km
Altimetria: 700 m
Tempo limite de prova: 4h
Descrição: Circuito XC com 4 voltas. O resultado da etapa a ser computado será a média da soma do tempo dos dois integrantes, não existirá penalidade por distância da equipe.

5ª Etapa
Data: 27 de Outubro, 2011 largada às 7h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de ContasDistância: 95,7 km
Altimetria: 1750 m
Tempo limite de prova: 10h

6ª Etapa
Data: 28 de Outubro, 2011 largada às 7h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Mucugê
Distância: 128 km
Altimetria: 1716 m
Tempo limite de prova: 10h

7ª Etapa
Data: 29 de Outubro, 2011 largada às 8h00
Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 107,8 km
Altimetria: 902 m
Tempo limite de prova: 9h

Percurso sujeito a alteração
Área de apoio sujeitas a alterações
Brasil Ride

Confira o vídeo que fizeram da corrida do ano passado... um resumão muito bom que a tv chilena fez.

Nenhum comentário: