terça-feira, 26 de julho de 2011

Tour do Rio 2011

A partir desta quarta, a principal prova de ciclismo de estrada da América Latina vai impulsionar as pedaladas de 140 ciclistas em busca da maior maior premiação da modalidade no país (R$ 200 mil), valendo a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, já que esta é a última competição que rende pontos no ranking das Américas. Atletas de 19 equipes - 11 nacionais e oito estrangeiras - que disputarão o Tour do Rio encerraram a preparação, após semanas de treinos intensos.
As maiores atrações da segunda edição da prova são a equipe de Ruanda, única representante da África, os colombianos especialistas em subida e a italiana Petroli Firenze, que conta com a participação de Rafael Andriato, um dos principais nomes do ciclismo brasileiro no exterior. O atleta desembarcou no Brasil sabendo o que quer na competição.

- Eu chego ao Tour do Rio com a meta de vencer uma etapa, não estou pensando na classificação geral, porque tem outros nomes na minha equipe com esse objetivo. Vou correr esperando um grupo compacto para o sprint final de cada etapa - conta Rafael Andriato.

Neste ano, o Brasil será representado por sete equipes de São Paulo, duas do Rio de Janeiro, uma de Curitiba e outra de Belém. A líder do ranking nacional, Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba, está reunida durante todo o mês de julho treinando forte para o percurso, com o foco no trecho da serra.

- Como esse ano o percurso terá mudanças, estamos priorizando a parte de subidas. Fazemos treinos na serra de Campos de Jordão que fica a 14 km de Pindamonhangaba - explica o técnico da equipe, Benedito Tadeu.
O vice-campeão do estado do Rio, David Leite, que compete pela equipe FW Engenharia, acredita que o sacrifício vale a pena.

- Estou com a expectativa boa, senti melhora no meu treinamento e no meu desempenho das últimas provas. Na última semana, estava pedalando 200 km por dia. É a segunda vez que vou participar do Tour do Rio, estou muito concentrado, pensando coisas positivas, mas confesso que dá um friozinho da barriga - revela o atleta.

O Tour do Rio, que será realizado entre os dias 27 e 31 de julho, terá a largada na Barra da Tijuca e de lá segue para as cidades de Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras, voltando para o Rio de Janeiro.

Confira aqui o mapa do Tour do Rio 2011:

Nenhum comentário: