quarta-feira, 2 de maio de 2012

X Games: Foz vence disputa e sedia jogos em 2013, 2014 e 2015

Foz do Iguaçu é o Brasil nos X Games, em 2013, 2014 e 2015. O anúncio, feito pela rede de televisão ESPN Internacional e transmitido ao vivo para 175 países, às 11h (horário de Brasília) desta terça-feira (1º), foi recebido com festa na cidade, que abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas da natureza, e a usina de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia. 

No Brasil, Foz competiu com São Paulo e Rio de Janeiro e, em outros países, com cidades como Sydney (Austrália), Moscou (Rússia), Lisboa (Portugal) e Dubai (Emirados Árabes).

Os X Games, maior campeonato mundial de esportes radicais, devem atrair mais de 20 mil atletas e um público estimado em 100 mil pessoas a cada edição anual. As outras sedes são Los Angeles e Aspen, nos Estados Unidos, Tignes (França), Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha). Um estudo feito em Los Angeles mostrou que só o retorno em imagem para uma cidade-sede dos jogos chega a US$ 50 milhões. 

Mobilização
A torcida por Foz do Iguaçu começou cedo. Munidas com bandeiras e faixas, quase 200 pessoas se concentraram num restaurante do centro da cidade, para assistir à transmissão da ESPN. O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald Ghisi, autoridades locais e empresários do setor turístico e esportivo acompanharam o anúncio em telões espalhados no local.

Reconhecimento
Para o prefeito, a escolha foi mais um reconhecimento mundial à importância da cidade. "Depois da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas da natureza [promovido pela fundação suíça New Seven Wonders], agora os americanos escolhem Foz para sede dos X Games. E os americanos são extremamente rigorosos, sabem o que fazem", afirmou Paulo MacDonald. 

Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística (Fundo Iguaçu), os X Games vão consolidar Foz do Iguaçu como um destino de esportes radicais e de ecoaventura. "Nós temos todo um roteiro propício para isso, que inclui rapel, escalada, rafting nas cataratas e arborismo, por exemplo, que ganhará projeção nacional e, principalmente, internacional", afirmou. "Depois dos X Games, o turismo de ecoaventura vai deslanchar", completou.


Fonte: Catve

Nenhum comentário: