domingo, 6 de maio de 2012

Miramundos - 11º dia de Pedal

Expedição pela Estrada Real chega a reta final e deve chegar a Paraty


Após cerca de 600km pedal partindo de Ouro Preto e passando pelos caminhos dos Diamantes e de Sabarabuçu, a “Expedição Miramundos: Estrada Real 2012” pelo Caminho Velho chega a sua reta final. A expectativa é que a equipe chegue a seu destino final, Paraty, na próxima terça-feira, dia 08 de maio. Confira o mapa que mostra o trajeto percorrido de bicicleta pelos expedicionários.
Mapa mostra cidade a cidade da expedição Miramundos. Adaptação por Flavio Forner

 Jaime Vilaseca na subida da Serra da Mantiqueira, temida pelos bandeirantes. Foto: Daniel Ramalho
No final do século XVII, quando as empreitadas bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas pelo interior do Brasil tiveram início, São Paulo tinha apenas três mil habitantes, enquanto o Rio de Janeiro tinha quatro mil, Recife 20 mil e Salvador 30 mil. Mas foi da cidade paulista que saíram as principais expedições rumo às Minas Gerais, passando pela Serra da Mantiqueira, o trecho mais temido pelos exploradores, segundo o pesquisador Márcio Santos, autor do livro Estradas Reais (Ed. Estrada Real 2001). E é exatamente neste pedaço da Estrada Real que estamos neste momento. 
Marco na subida da Serra da Mantiqueira indica em vermelho ponto onde estávamos. Foto: Flavio Forner
Saímos nesta manhã de São Lourenço, onde havia feito um frio tremendo durante a madrugada. Mas quando iniciamos o pedal, o clima de montanha deu adeus e o sol começou a arder forte. Os primeiros 16km até Pouso Alto foram de muito calor, mas à medida em que fomos nos aproximando da Serra da Mantiqueira o clima foi ficando mais ameno, tornando o pedal menos penoso. 
Quer continuar lendo?? clique aqui.

Nenhum comentário: