terça-feira, 17 de julho de 2012

Tour do Rio 2012 - Percurso

Uma ótima competição... ano passado eu acompanhei legal ela e este ano não vai ser diferente....


Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. São estas as cidades-sede do Tour do Rio, que parte da Barra da Tijuca e volta à capital para a chegada na Quinta da Boa Vista.



Dia 29/08

1º Etapa: Rio de Janeiro – Angra dos Reis | 149,5km

Rio de Janeiro / Itaguaí / Mangaratiba / Angra dos Reis (BR-101)
 Largada: 9h Praça do Ó, Barra da Tijuca (posto 3) | Chegada: Praia do Anil 
As praias cariocas menos concorridas no dia a dia e preferidas pelos surfistas no final de semana são o cartão de visitas da primeira etapa. Barra, Recreio, Prainha, Grumari e estrada da Pedra de Guaratiba, com o belo Parque Nacional da Tijuca ao fundo, ditam o clima de natureza até a chegada ao perímetro urbano em Santa Cruz e a passagem pela Avenida Brasil, rumo a Angra dos Reis.

Dia 30/08

2º etapa: Volta Redonda – Três Rios | 165,7 km

Volta Redonda / Manoel Duarte / Levy Gasparian / Três Rios
 Largada: 10h Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Chegada: Rua Prefeito Alberto L. Lavina com a Rua Carlos Ribas 
Um comboio leva os atletas de Angra para Volta Redonda para que o desempenho da prova não seja comprometido por uma subida muito íngreme logo no segundo dia. Da Cidade do Aço eles partem num sobe-e-desce pelas belas montanhas de Valença e Rio das Flores, passando por fazendas históricas do Vale do Café, até a chegada calorosa em Três Rios.

Dia 31/08

3º etapa: Três Rios – Teresópolis | 120 km

Três Rios / Itaipava / Petrópolis / Teresópolis
 Largada: 8h esquina da rua Prefeito Alberto L. Lavina com a Rua Carlos Ribas |Chegada: Prefeitura 
Neste dia, os atletas atingem o ápice da prova, literalmente. Em Itatiaia, enfrentam a subida mais forte do percurso, a 1500m de altitude, com a Serra dos Órgãos e seus penhascos como pano de fundo, até o fim da etapa. A cidade de Teresópolis fecha as vias públicas, em um esquema similar ao do Carnaval, para receber, a mais de 70km/h, os atletas que aceleram na descida.

Dia 01/09

4º etapa: Teresópolis – Rio das Ostras | 193 km

Teresópolis / Guapimirim / Cachoeiras de Macacu / Casemiro de Abreu / Rio das Ostras
 Largada: 8h Prefeitura | Chegada: Lagoa do Iriry 
Logo na largada, a paisagem abençoada pelo Dedo de Deus é um estímulo para os atletas pedalarem forte, em um dos trechos mais emocionantes de toda a prova. A variação de altitude entre subidas e descidas ao longo do percurso é de mais de 6 mil metros.  Na descida da serra, os ciclistas atingem as maiores velocidades de toda a prova e a chegada em Rio das Ostras promete ser uma das mais disputadas.

Dia 02/09

5º etapa: Rio das Ostras – Rio de Janeiro | 184 km

Rio das Ostras / São Pedro da Aldeia / Rio Bonito / Niterói / Ponte / Rio de Janeiro
 Largada: 8h Lagoa do Iriry | Chegada: Quinta da Boa Vista 
Acabaram-se as subidas e descidas e é hora de colocar os pés na estrada, terreno plano, para voltar ao Rio de Janeiro. Na reta final, uma passagem apoteótica pela Ponte Rio-Niterói e a chegada encantadora na Quinta da Boa Vista prometem momentos incríveis e lindos. A briga por posições e recordes deve ir até o final da disputa.
Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário: