segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pedalando 1228 km na Amazônia


A viagem

A BR-230, a Rodovia Transamazônica, foi inaugurada oficialmente em 1972, há 40 anos. Até hoje, porém, ela tem trechos precários e está longe de ser a rota de integração nacional pensada durante a ditadura militar. O trecho escolhido como percurso para a viagem é o no qual a estrada cruza o estado do Amazonas, justamente o de mais difícil acesso e tráfego. Além do desafio de atravessar a Floresta Amazônica, a viagem tem como objetivo reunir informações sobre a região e dar voz aos que vivem nas margens da estrada. Clique no mapa acima para conferir em detalhes pelo Google Maps 1.228 km que pretendemos percorrer de bicicleta em cerca de dois meses.

Trupe

Daniel Santini é repórter com mais de dez anos de experiência em jornalismo e passagem por alguns dos principais grupos de mídia do Brasil. Especialista em jornalismo internacional, hoje é editor da agência de notícias da organização Repórter Brasil e colunista sobre mobilidade urbana do blog Outras Vias, do portal ((o)) eco.
Marcelo Schadt Assumpção é administrador de empresas com MBA em gestão de pessoas eapaixonado por fotografia. Há 13 anos atuando em diferentes áreas do Bradesco, trocou a área de sustentabilidade em 29 de junho de 2012 para dar início a uma nova fase da vida. Nascido em São Paulo e criado em Peruíbe, onde viveu até os 15 anos, é praticante de surfe aos finais de semana, ciclista diário e fotógrafo de coração.
Valdinei Calvento é ilustrador. Durante 12 anos esteve envolvido nos departamentos de criação de grandes marcas de moda como Cavalera e Forum. Paralelo aos projetos nestas marcas, dedicou-se ao seu trabalho autoral nas horas livres, e inspirado nas lutas por uma cidade melhor, mais sustentável e amiga das bicicletas manteve-se desenhando. A partir do nascimento de sua filha, trocou a certeza do trabalho estável pelo sonho de montar seu próprio estúdio de criação e com ele desenvolver outras habilidades que seu coração pedia. Seus trabalhos podem ser vistos em seu blog: igualvoce.wordpress.com e no seu portifólio: bicicletagirassol.com

Confira mais detalhes deste pedal no site do grupo: http://www.cicloamazonia.org/

Nenhum comentário: