quinta-feira, 14 de junho de 2012

Toledo terá dupla representatividade na Rio+20


Toledo irá participar nesta semana da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O projeto TooPedalando, programa público de aluguel de bicicletas desenvolvido inteiramente em Toledo concorre na categoria projeto sustentabilidade urbana. Além do Toopedalando, o município também terá uma representante no seminário BiodiverCIDADE, um dos diversos encontros simultâneos que acontecerão na Rio+20.
O TooPedalando foi apresentado no I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria da Frente Nacional dos Prefeitos e selecionados entre 40 práticas de todo o Brasil, em maio deste ano. O TooPedalando será umas das práticas em destaque, expostas na Rio+20, no estande da FNP.
Para o assessor de Captação de Recursos da prefeitura de Toledo, Luiz Alberto Cypriano, a exposição na Rio+20 colocará o município em destaque no cenário mundial do desenvolvimento sustentável. Toledo destaca-se no mapa mundial com essa proposta. O programa dessa natureza não é uma novidade, sobretudo, o nosso projeto tem uma inovação em relação aos programas de alugueis de bicicleta pelo mundo. O TooPedalando é totalmente gratuito, ressalta Cypriano. É um transporte alternativo limpo, que melhora o fluxo de veículos no meio urbano, faz com que as pessoas façam atividades físicas e atinge todas as classes sociais. Esse é o caráter inovador, acrescenta o assessor.
Segundo o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, além da visibilidade para todo mundo, de um projeto público eficiente, o município é apontado como referência no crescimento limpo. Toledo é reconhecido no Brasil por várias ações. Nós tivemos a oportunidade de participar da Frente Nacional dos Prefeitos, levando este projeto e o levaremos também para o Rio + 20. Ficamos muito honrados que o nosso programa foi selecionado, destaca Schiavinato.
De acordo com Cypriano, com a participação na Rio+20, a ideia é trazer experiências e novos projetos para o município, voltados ao desenvolvimento sustentável. A ideia é colher subsídios, trazer experiências exitosas e inovadoras nessa área de crescimento sustentável. Aproveitando algumas destas ações para Toledo.
Ainda, conforme Cypriano, a Rio+20 trará alguns benefícios para o município. Facilidade de encaminhar e fazer projetos. Ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente por uma cidade de gestão séria. Com isso, teremos uma facilidade maior ao acesso às fontes de financiamento e recursos não reembolsáveis, confirma.
Experiência O projeto está atraindo administrações de alguns municípios do país e até do exterior para conhecer a experiência municipal. Segundo Cypriano, Buenos Aires, na Argentina, está pensando em instalar um sistema público de aluguel de bicicletas, semelhante ao de Toledo. Já recebemos cerca de dez municípios para conhecer nossa experiência. Nós criamos um programa pensando nas pessoas. Não quisemos elitizar de forma alguma, explica Cypriano. O sistema é muito mais barato, do que muitos que existem no mercado. O custo benefício tanto de investimento e manutenção é bastante positivo, destaca o assessor, apontando que o resultado do projeto é a visibilidade e a procura de outros municípios para conhecer o sistema toledano.
BiodiverCIDADE - Além do programa de aluguel de bicicletas, Toledo terá um representante no seminário BiodiverCIDADE: Como considerar a Biodiversidade na Gestão do Meio Urbano, umas das centenas de atividades que serão realizadas simultaneamente, na Rio+20. A bióloga Lilian Queli Cardoso, do Parque das Aves, foi uma das 30 pessoas convidadas pelo Ministério do Meio Ambiente, para acompanhar a oficina. Lilian é uma das autoras do projeto municipal Caminhos do parque: uma estratégia para conservação de áreas verdes urbanas, inscrito no Ministério do Meio Ambiente e que motivou o convite para a sua participação no seminário.
Para a bióloga e gestora de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Toledo, é gratificante para o município participar da Rio+20. É o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado em Toledo. Há muito tempo vem sendo pensada a gestão urbana, tendo essa preocupação com o meio ambiente. O município trabalha diretamente com essa diversidade e o resultado é a participação com dois projetos no RJ, frisou a bióloga.
Rio+20 - O encontro das Organizações das Nações Unidas (ONU), Rio+20, será uma conferência no Rio de Janeiro para discutir o meio ambiente, a economia verde, a erradicação da pobreza e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.
O intuito da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. A Rio+20 terá dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Nenhum comentário: