sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ciclismo brasileiro deve ter mais três vagas e recorde em Londres

Com o fechamento do ranking olímpico de ciclismo de estrada por nações, o Brasil ficou muito perto de garantir mais três vagas femininas nos Jogos de Londres e ter a maior delegação brasileira da modalidade em Olimpíadas.

Na semana que vem, a União de Ciclismo Internacional (UCI - entidade máxima da modalidade) deve confirmar o País na 13ª posição do ranking olímpico feminino, posição que dá direito a três vagas nos Jogos da capital inglesa.
Como as supostas vagas são do País, caberá a Confederação Brasileira de Ciclismo definir os três nomes. Entretanto, sete atletas - que participaram ativamente do ciclo olímpico e do ranking por nações - já estão "pré-selecionadas" caso a classificação se concretize.
Destas sete, duas (Márcia Fernandes e Valquíria Pardial) são consideradas apostas para o futuro, visando principalmente os Jogos do Rio 2016. Porém, como a convocação será feita baseada nos aspectos técnicos da prova em Londres, não será uma grande surpresa se elas estiverem entre os três nomes.
As atletas mais cotadas para assumirem os três prováveis postos são: Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes, Flávia Paparella, Fernanda da Silva Souza e Uenia Fernandes.
A elite do ciclismo de estrada feminino brasileiro é formada em grande parte pelo "clã Fernandes". Quatro atletas da família estão entre as "tops" do País. Márcia é a irmã mais nova de Clemilda e Janildes, e Uenia é prima das três.
O ciclismo brasileiro já tem seis vagas confirmadas para a Olimpíada deste ano (três no ciclismo de estrada masculino, duas no BMX e uma no mountain bike). Com estas prováveis três classificações, serão nove atletas do País pedalando em Londres, um recorde para o Brasil na modalidade.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: