quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sete em cada 10 brasileiros cogitam usar bicicleta como meio de transporte diário, diz pesquisa


Mais de 75% dos brasileiros consideram usar a bicicleta como meio de transporte diário. O dado é da pesquisa do CONECTAí, painel online do Ibope, com 4360 pessoas durante a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.



Os principais motivos indicados para preferir o carro foram "necessidade" (52%) e "agilidade" (29%). Transporte público deficiente só foi apontado por 9,4%O estudo, obtido com exclusividade peloUOL, mostra que as regiões Norte e Nordeste são as que mais têm pessoas dispostas a usar um meio de transporte menos poluente: são mais de 8 em cada 10. E a adesão aumenta conforme cai a faixa de renda, chegando a 84% nas classes D e E.
Cerca de 60% dizem conhecer a Rio+20, e 82% deles afirmam que o tema da Conferência é o desenvolvimento sustentável. Entretanto, só 0,7% aponta o combate à fome como um assunto discutido.
A separação do lixo orgânico foi apontada como parcial por 45,9% dos entrevistados. Outros dados interessantes mostram que praticamente a metade não verifica se produtos comprados possuel selos verdes e que mais de 70% das pessoas doam produtos usados quando são substituídos.

Campanha pelo uso da bicicleta

Na segunda-feira (18), ONU-Habitat, agência das Nações Unidas responsável pelas cidades, lançou uma campanha incentivando as pessoas a trocar o carro por carona ou pelo uso de bicicletas.
No Brasil, a campanha será veiculada na imprensa em geral. "I'm a city changer" tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre assuntos para alcançar melhores cidades.
 
Segundo dados da ONU, cerca de 3,5 bilhões de pessoas vivem hoje em cidades. Até 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.



Fonte: Uol

Nenhum comentário: