terça-feira, 13 de março de 2012

Parece Harley, mas é uma bike

Se você acha a bicicleta o meio de transporte mais completo quando o assunto é preservação do meio ambiente, enganou-se. A empresa Masterworks lançou uma bicicleta de madeira. Isso mesmo, metal e plástico usados nas bicicletas tradicionais foram substituídos por madeira selvagem. A ideia é aproveitar as árvores em estado decadente ou que ofereçam riscos aos moradores de Bay Area, localizada na cidade de São Francisco, Califórnia.

A invenção se torna mais surpreendente quanto ao seu meio de produção: é totalmente feito à mão. Para isso, a empresa contou com o auxílio dos artesãos Bill Patchett e Bill Holloway, responsáveis pela criação. A obra de arte é resultado de uma curiosa iniciativa que une preservação e segurança.

Além de ter a preocupação sustentável na criação, os designers fizeram um belo trabalho ao desenhar a bicicleta de madeira, que é visivelmente inspirada em motos. A ideia e o acabamento fazem dela não só ecologicamente correta, mas objeto de desejo.

Por ser fabricada manualmente, a Masterworks disponibiliza em seu site modelos de bicicletas que podem ser personalizados. Além de trabalhar junto com os carpinteiros, o cliente pode também esculpir o logotipo que quiser.

A Masterworks fez parceria com a The Green Sawmill, empresa que trabalha com a recuperação de madeira danificada, de onde seleciona grande parte do material utilizado para a confecção das bicicletas.

Confira esse incrível projeto no vídeo abaixo, com Bill Holloway e Bill Patchett explicando o processo de criação da bicicleta.

Nenhum comentário: