terça-feira, 6 de março de 2012

5 cidades para pedalar de bike com tranquilidade


Pedalar de bicicleta nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, é uma tarefa bastante perigosa. O incetivo para o uso de bike tem crescido significativamente. No Rio de Janeiro, por exemplo, A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos já começou a instalação de novos modelos de bicicletários públicos na orla da cidade.
Mesmo assim, essas cidades estão bem distantes de estimular os moradores a utilizarem essa modalidade de transporte alternativo. Para isso, o Brasil precisa se espelhar em algumas cidades do mundo que conseguiram transformar a bike em uma boa forma de condução. Abaixo, conheça algumas delas:

Amsterdã

Amsterdã é a maior cidade dos Países Baixos, localizada na Holanda do Norte. Ela é conhecida mundialmente por ser uma das cidades com melhor infraestrutura para as bikes. As ruas desta cidade são estreitas, existem poucas vagas nos estacionamentos e muito trânsito. Por esse motivo, a melhor opção é usar a bicicleta para se locomover.
Mais de 600 mil pessoas tem sua própria bicicleta na cidade. Até mesmo os policiais podem ser vistos trabalhando de bike. Por ter essa grande quantidade, é comum decorar a bicicleta para que ela se torne uma peça exclusiva e de fácil reconhecimento.

Berlim

Em Berlim, na Alemanha, a prática de andar de bicicleta é comum. Até mesmo hospitais têm estacionamento para as bikes. Isso porque, há 2 anos atrás, o senado decidiu que em 2010 a cidade deveria ter 15% das bicicletas como meio de transporte.
Depois da decisão, o número de usuários cresceu bastante. A cidade tem feito investimentos estratégicos e reforçado a infra-estruruta de ciclovias, que já foram duplicadas desde 2010. Além disso, vários estacionamentos de bikes foram feitas em 40 estações de metrô.

Barcelona

Barcelona, na Espanha, tem um grave problema de trânsito. Depois disso, o governo optou por tornar a cidade mais amiga das bicicletas e desafogar o engarrafamento.
Junto com a melhoria estrutural da cidade, também foi desenvolvido um programa conhecido como “emprestar uma bicicleta”, que permite uma espécie de troca entre as bicicletas dos cidadãos. Mais de 6000 bikes estão neste programa e as pessoas podem contratá-las sempre que necessário.

São Francisco

São Francisco, na California, foi eleita pela revista americana Bicycling a 6º melhor cidade para o uso da bike. Apesar de ter muitas ladeiras, a cidade conta com um extensa rede de ciclovias e avenidas que tem como objetivo facilitar a vida dos ciclistas.
Para completar a ótima qualidade de transportes de São Francisco, a cidade possui um dos melhores transportes públicos dos Estados Unidos, cuja prioridade está nas malhas de bonde, que além de transportar os moradores atraem os turistas.

Copenhague

Copenhague, a capital da Dinamarca, conta com cerca de 37% da população usando bicicletas. A razão pela escolha sustentável está no fato da população querer evitar o trânsito cada vez mais intenso da cidade. A capital está cheia de bikes modificadas e totalmente personalizadas.
Ao passear pela capital é muito fácil encontrar políticos e celebridades andando de bike pela cidade. O investimento na construção e manutenção de vias de ciclismo é muito grande. Além disso, espera-se que até 2015 metade da população dê preferência para este meio transporte. Portanto, se você pretende visitar a cidade, não se esqueça de levar uma bike.
Crédito das imagens: Flickr Creative Commons
Fonte: Info

Um comentário:

Paulinha disse...

ueba, eu fico com Amsterdã! hehehe
Uma pelo menos podia ser brasileira né?? Ilha de Marajós... lá a bike é maioria :D