Manchetes são unânimes, “Helicóptero vence o Desafio Intermodal” e seguem dizendo “o competidor” chegou em 22 minutos e 22 segundos.
Sempre me pergunto ande está o erro na hora de comunicar à Mídia que o Desafio Intermodal não é uma corrida e sim uma aferição entre as diversas formas de se locomover em uma cidade, levando-se em consideração os custos financeiro e ambiental como um todo?
Felipe Meireles e Marcos Lauro chegaram menos de dois minutos a frente do primeiro do ciclista Gustavo Meyer, este por sua vez emitiu uma valor próximo de Zero de gases de efeito estufa enquanto todos os cidadãos de São Paulo poderiam estar pedalando ao seu lado ao mesmo tempo.
O helicóptero por sua vez, custou um mínimo de R$ 1000,00 pelo seu uso (a máquina tem que sair e regressar ao Campo de Marte), emitiu uma enorme quantidade de poluentes, aqueceu a Terra e apenas uma mínima parcela da população poderia estar voando ao seu lado ao mesmo tempo.
Tem mais, só chegou a frete, pois o aeroporto de Congonhas estava fechado e portanto o helicóptero pode atravessar a linha dos aviões sem problemas.
Em 2009, Milton Jung da CBN levou 34 minutos, pois seu helicóptero ficou preso no congestionamento aéreo, o que é normal..
Então quem foi mais eficaz no Desafio Intermodal? Mais uma vez o ciclista que chegou com 24m 7s, um 1m45s apenas depois do passageiro do helicóptero.
Mas, sem dúvida o grande vencedor dessa sétima edição do Desafio Intermodal de São Paulo, foi a combinação do trem ao metrô. Rodrigo Vincentim finalizou em quinto, com apenas 31m55s.
O passageiro de transporte público ser mais rápido que o carro ainda não é normal em São Paulo e dessa vez deu de lavada.
Veja na tabela a evolução desse modal. Ir de Trem e Metrô em 2008 custou 1h40m de tempo. Em 2012, caiu para um terço, 32 minutos. Isso devido a inauguração da Linha Amarela, que já nasceu superlotada pela demanda reprimida.
Quem apresenta as maiores variações, tanto para cima quanto para baixo é sempre o carro. Em 2007 o motorista veio em 48 minutos, no ano seguinte, 1h 51m, quase o triplo do tempo.
Esse ano, Flávio Gomes e Tomaz Cavalieri levaram 1h 41m.
Logo mais o Instituto CicloBr, organizador do evento, fornecerá um balanço de emissão de poluentes entre todos os modais.
Hoje dia 14 de setembro, você confere essa cobertura no SportsCenter as 23:00hs e depois esse mesmo vídeo vai estar no ar nesse mesmo blog.
Na próxima quarta feira dia 19 de setembro as 14:00hs na ESPN, assista no Aventuras com Renata Falzoni, um especial sobre o evento.
Fonte: Renata Falzoni
Renata Falzoni
Renata Falzoni
Renata Falzoni
Renata Falzoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário