São Bento do Sul é a base para o circuito das Araucárias e o município que tem mais estradas incluidas no circito. Corupá, Rio negrinho e Campo Alegre são as outras cidades que integram a rota.
O grande atrativo turístico da região é a Rota das Cachoeiras. Uma sequência de 14 quedas alinhadas ao longo de um rio. Para visitá-las é há um caminho com várias escadarias. De bike é impossível, mas basta deixar a magrela na porta do parque e aproveitar a caminhada. Fora as cachoeiras, a colonização, as pequenas fazendas e o visual completam os atrativos desse circuito.
Ele foi dividido em 8 trechos, mas com distâncias nem sempre homogênias. Algumas tem 15 km, outras 60 km. A divisão levou em conta lugares para estadia. Sendo assim, é possível fazer o circuito em menos dias. Uma olhada superficial pelas planilhas apresentadas, daria pra dizer que 6 dias seria o ideal. No entando, é preciso lembrar que a região tem umas serrinhas que pode cansar.
Assim que tivermos a chance de percorrer a rota, postamos uma reportagem completa sobre o que dá pra fazer de verdade e o que vale a pena. Por enquanto, temos apenas o site com as planilhas para os primeiros desbravadores.
São 248 km em todo a extensão do circuito, passando por algumas serras, como a da Dona Francisca. Este roteiro é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras e planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. A Natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras.
Fontes: Circuito das Araucárias e Onde Pedalar
Nenhum comentário:
Postar um comentário