segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bombeiros de Foz percorrerão 740 quilômetros pedalando

CIDADE CEM ANOS
O Corpo de Bombeiros do Paraná está comemorando 100 anos de existência e atuação e por conta disso, várias atividades alusivas à data estão acontecendo em todas as unidades da corporação presentes no Estado. Em Foz do Iguaçu, um grupo de 15 homens do 9º. Grupamento encontrou uma maneira diferente de homenagear a instituição e os profissionais: pedalar 720 quilômetros, de Foz do Iguaçu até Paranaguá.

O capitão Edson Leonel Rodrigues explica que a iniciativa é uma forma diferente de mostrar a necessidade de preparação e condicionamento contínuo que um bombeiro deve ter para continuar na função. "É uma forma da gente estar representando esse esforço que cada bombeiro faz no seu dia a dia laborativo. Ir daqui até Paranaguá de biclicleta não é qualquer pessoa que tem condição de fazer isso, assim como não é qualquer pessoa que tem condição de ser bombeiro. Buscamos aliar essa ideia tendo como pano de fundo comemorativo, essa necessidade do bombeiro estar condicionado principalmente psicologicamente para o atendimento das mais diversas ocorrências", explica.

Para completar a extensa jornada de bicicleta, os bombeiros iniciaram um intenso trabalho de preparação física há quase um mês. "Nos últimos quatro meses, a equipe procurou focar os treinamentos para o ciclismo, pedalando nas rodovias da região quase que diariamente. Embora para a condição de militar, de bombeiro, o preparo físico tenha que ser contínuo", comenta.

O percurso de aproximadamente 750 quilômetros deve ser feito entre uma semana e dez dias. Os bombeiros saem de Foz no dia 19. "Até o dia 26 esperamos chegar até o destino", disse. O grupo contará, em todo trajeto, com apoio de duas viaturas dando suporte. "Duas equipes que vão dar apoio na logística.

Caso aconteça algum imprevisto, eles vão estar de prontidão para dar atendimento e encaminhamento se necessário, na parte logística, de segurança e hospitalar", concluiu.

Fonte: Rádio Cultura

Nenhum comentário: