terça-feira, 21 de junho de 2011

Um roteiro de bike por vinhedos e cidades medievais no interior da França – para amadores e profissionais

Editora Globo

Célebre pelas vinícolas e vilas medievais do século 9 em diante, a Borgonha é uma das mais ricas regiões do interior da França. Tudo por conta de sua produção de vinhos, considerada uma das melhores do mundo (o famoso Domaine de La Romanée-Conti é feito ali, entre muitos outros). A gastronomia segue pelo mesmo caminho: nasceram na Borgonha pratos como o boeuf bourguignon (carne cozida por horas no vinho tinto) e os escargots na manteiga e salsa – para serem consumidos em ritmo de slow food.

Cidadelas medievais como Avallon, Dijon e Saulieu são o foco de uma expedição de bicicleta organizada pela agência Tereza Peres em setembro próximo. Há paradas em lugares belíssimos como Vézelay, vila construída no século 9 e ponto de partida de uma das Cruzadas (é ali que fica a Catedral de Madalena, patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO) e Vault de Lugny, que abriga o Château de Bazoches, castelo enorme do século 12, pendurado em um penhasco. O passeio se extende até a Rota de Grand Crus, conhecido como a “rota dos grandes vinhos”, com cerca de 60km de extensão e pouco mais de 30 povoados. Há várias paradas programadas em vinícolas da região.

Editora Globo

Apesar de ser recomendável um bom condicionamento físico, não é necessário ser um atleta para fazer o percurso. “Os deslocamentos exigem um pouco de preparação”, afirma Tomas Perez, presidente da agência que irá acompanhar o grupo. “Mas como há diversos níveis de dificuldade, teremos sempre uma van e equipe de apoio para qualquer necessidade”. Ou seja: o viajante que se cansar, pode completar o percurso do dia de carro. Tomas também explica que a época do ano escolhida para a viagem facilita o exercício. “A temperatura (nem muito quente, nem fria) é a ideal para a prática de esportes ao ar livre. Além disso, dificilmente chove nesta região da França em setembro”, firma.

Pacotes de uma semana a partir de US$ 5.464 por pessoa, incluindo equipamento de ciclismo, guia especializado, hospedagem e refeições (três almoços, um piquenique e quatro jantares).

Mais informações em www.teresaperez.com.br.

Nenhum comentário: