Fonte: CicloVivo
São Paulo – Os alemães já são famosos pelas rodovias sem limite de
velocidade para carros. Agora eles pretendem inovar, criando também
autoestradas destinadas exclusivamente ao trânsito de bicicletas. O projeto chamado de Rad B-1 deve ligar as cidades de Duisburg e Dortmund na parte ocidental do país.
A ideia de poder praticar o ciclismo com total segurança ao longo das
rodovias parecia utópica, mas as autoridades da Alemanha estão
dispostas a tornar este sonho realidade.
O projeto tem como intuito incentivar a população a trocar os
automóveis pelas bicicletas, nos trajetos comuns que conectam as áreas
rurais às vias urbanas de Ruhr. A proposta deve desafogar o
congestionamento intenso na região, ocasionado pela alta densidade
populacional.
“Ao longo do trajeto entre as duas cidades vivem, pelo menos, dois
milhões de pessoas, muitas das quais hoje muitas vezes preferem usar
bicicletas em vez de carros”, explicou Jens Hapke, diretor da
Regionalverband Ruhr, empresa que gerencia o transporte urbano e
regional local.
A rodovia das bikes percorrerá 60 quilômetros, contando com duas
faixas em cada sentido, divididas dentro de cinco metros de largura. A
Rad B-1 será totalmente pavimentada, plana, sem curvas íngremes ou
cruzamentos perigosos. A estrutura será construída ao lado da pista dos
carros, mas contará com uma separação, a fim de manter os ciclistas mais
seguros. A ciclovia também será iluminada à noite.
Em declaração a um jornal local, o especialista em mobilidade urbana
de Dortmun, Winfried Sagolla, explicou que se o país quer que os
motoristas troquem os carros pelas bicicletas é necessário oferecer
canais de alto desempenho. Esta é a justificativa para que a estrada,
que deve ficar pronta em dez anos, preze pela qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário