segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Grupo de amigos começa viagem ao Uruguai a bordo de um Corcel 75

Viagem começa neste sábado (1º), em Londrina, no norte do Paraná.
Quatro amigos vão percorrer mais de 2 mil km de bicicleta no Uruguai.


Quatro amigos começam neste sábado (1º) uma viagem até o Uruguai, onde irão percorrer mais de 2 mil quilômetros de bicicleta. Dois deles partem de Londrina, no norte do Paraná, a bordo de um Corcel 75 adaptado. Eles seguem até Santa Catarina, onde encontrarão outros dois ciclistas. A previsão é que o grupo comece a fazer o trajeto de bicicleta na terça-feira (4), em Rivera, no Uruguai, na fronteira com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. A meta é terminar o desafio no dia 19 de fevereiro, também em Rivera.
O grupo é formado pelos ciclistas Richard Lavoisier, Ilbanor Reblelato e Fabio Fileti, e pelo amigo Marcelo “Pardal”, que acompanhará a equipe com o Corcel 75. Eles irão contornar os limites do Uruguai, visitando aproximadamente 50 cidades.
O idealizador do desafio, Richard Lavoisier, espera várias adversidades no caminho. “Estamos com a previsão de pegar muito calor lá, principalmente quando for passar pelas margens do Rio Uruguai. Além disso, tem o vento minuano, que é comum na região. Por fim, vamos encarar um terreno mais plano, exigindo que pedalemos mais”, explicou.
Para cumprir o trajeto de 2 mil quilômetros em 15 dias, os ciclistas deverão percorrer uma média de 140 km por dia. "Vamos ter que fazer um trabalho em equipe, respeitando o ritmo de cada um e sabendo equilibrar bem o ritmo, a velocidade", disse Richard.
Junto com o Corcel, o grupo levará quatro bicicletas, câmaras de ar reservas, e outros equipamentos. O custo estimado da viagem é de aproximadamente R$ 15 mil.
Em 2013, grupo foi até o Peru, passando pela Cordilheira dos Andes (Foto: Marcelo Pardal/Arquivo pessoal)Em 2013, grupo foi até o Peru, passando pela Cordilheira
dos Andes (Foto: Marcelo Pardal/Arquivo pessoal)
Outras viagens
Em 2013, Richard, Ilbanor e Pardal viajaram até o Peru dessa mesma forma. Passaram pela Cordilheira dos Andes, pelo deserto de Nazca, por ladeiras, túneis e estradas à beira do precipício até chegarem ao destino final da viagem de ida – o Machu Picchu. Ao todo, foram 43 dias de viagem, 12 mil km percorridos com o Corcel e 1.850 km de pedaladas em terras peruanas.
Richard, que é funcionário público, conta que aproveita as férias do trabalho para fazer as viagens. A primeira foi em 2007, quando seguiu para o deserto da Patagônia, na Argentina. “Sempre gostei de bicicleta, e sempre tive o sonho de visitar aquele lugar. Aí decidi começar esses desafios, buscando superar os limites, conhecer novos lugares”, disse.
Corcel serve de apoio
Pardal acompanha o trio de carro. Enquanto eles pedalam, o companheiro registra as várias imagens e faz uma espécie de diário de bordo, que será divulgado pela internet. “A ideia é registrar os momentos mais importantes, os lugares mais bonitos. Tudo aquilo que é vivenciado no caminho vamos fotografando e filmando”.
Esta será a segunda vez que Pardal acompanha o grupo. “Quando o Richard me chamou, fiz uma única exigência: levar o Corcel junto”, conta.
Na viagem pelo Peru, foi preciso trocar os pneus do Corcel por quatro vezes, e houve um momento em que a bomba de óleo queimou e travou o motor do veículo. Foram três dias parado em uma oficina de Lima. “Ele enfrentou tudo, deserto, altitude, andou na areia”, lembra Pardel.
Novo destino
Após a viagem ao Uruguai, Richard e os amigos já planejam um novo desafio. “Vamos percorrer um trecho entre a Argentina e Bolívia, entre agosto e setembro”, contou.
Fonte: G1

Nenhum comentário: