quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Casal troca jantares românticos por bicicleta e emagrece quase 60 quilos






Renato correu na última São Silvestre com o apoio de Natália (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Dizem que começar a namorar engorda. Mas, para Natália Cantieri e Renato Soares Franso, de Araçatuba (SP), o relacionamento mudou a vida deles. Em oito meses, os dois perderam juntos quase 60 quilos e mudaram completamente a rotina. Com o apoio mútuo, eles trocaram os programas regados a comida e festa por passeios de bicicleta e academia juntos.

O casal se conheceu na faculdade. De grandes amigos, tornaram-se namorados há quatro anos e agora noivos, com o casamento marcado para agosto deste ano. Até 2012, o programa favorito deles era sair para comer fora de casa, sorvete no fim de semana e muita comida. “Gastávamos horrores com comidas prontas e em fast food. Íamos a lanchonetes todos os dias e viramos duas 'bolinhas' com esses hábitos”, conta Franso.

Com 1,59 metro de altura, Natália pesava 78 quilos quando resolveu emagrecer. A mãe foi quem deu o pontapé inicial. “A ansiedade me fez engordar muito e passei a viver uma vida sedentária, mas eu não enxergava o quanto estava gorda. Me achava linda e quando falavam que eu precisava fazer um 'regiminho' para ser mais saudável, eu logo respondia que meu negócio era comer e ser feliz. Minha mãe, marcou consulta na nutricionista sem me avisar, eu briguei com ela e disse que não iria porque eu me sentia bem”, conta Natália.

Hoje, com peso ideal, casal pretende continuar rotina saudável (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)A gerente financeira já havia tentado vários regimes, mas foi na nutrição ortomolecular que ela se encontrou. “Acabei indo à consulta. Conversei bastante com a especialista e ela fez testes para saber minha intolerância alimentar, me passou uma dieta muito bacana - ortomolecular - e cheia de coisas que eu gostava. Eu precisava emagrecer 18 quilos para chegar ao meu peso ideal. Comecei uma mudança de pensamento e tracei um objetivo e estava disposta a conseguir por mais difícil que fosse. Minha alimentação passou a ser basicamente salada, frutas, grelhados e água. Cortei leite e derivados, glúten, frituras, refrigerante e bebidas alcoólicas”, explica Natália.

Em um mês, com cinco quilos a menos, Natália mudou totalmente seus hábitos alimentares. “Voltei a praticar tênis, andar de bicicleta e comecei a amar a academia, que era a única coisa que eu não suportava, mas quando vi os resultados me empolguei. Em cinco meses, perdi os tão esperados 18 quilos”, conta. Depois de um ano de dieta, Natália emagreceu 25 quilos.

Ao ver os resultados da namorada aparecendo, Renato marcou uma consulta e, com o apoio dela, começou a emagrecer junto. “Ela foi a grande responsável para eu começar uma mudança na minha vida. Principalmente porque a pedi em casamento e quero estar bem para esta data. Antes não tinha ânimo para nada, nem para o futebol, que é o esporte que mais gosto, não chegava nem perto de um campo e não via a hora de comer”, conta Renato.

Antes da dieta, programas de casal era lanchonete e sorveterias (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal) Depois de ver Natália como inspiração, ele procurou um médico com a certeza de que atingiria seus objetivos. “De imediato comecei andar de bicicleta todos os dias, depois de três semanas acrescentei a corrida, todos os dias, duas horas de exercícios diários. Depois entrei na natação e comecei a jogar futebol com os amigos aos fins de semana. Hoje, minha disposição é outra. Faço academia, natação, corrida e como corretamente. Este ano participei da São Silvestre, completei a prova com 1h25m e nunca mais irei esquecer essa data na minha vida. Foi uma grande conquista. Comecei a dieta em julho e perdi 30 quilos em cinco meses. De 112 quilos, hoje peso 82. Tenho 1,77 metro de altura”, conta Franso.
Com a dieta, os programas como casal mudaram. Os dois saíram do sofá para outros cenários. “Antes nosso hobby era sair pra comer juntos, hoje é andar de bicicleta, correr ou ir na academia juntos. Não queremos mais parar e vamos continuar um apoiando o outro sempre”, diz Renato.
Como estratégia, uma vez por semana eles se permitem comer algo que gostam. “Hoje escolhemos um dia dos fins de semana para sair da rotina, mas não odos. No começo da dieta não tínhamos nenhuma regalia. Agora que emagrecemos, nos permitimos um pouco, uma pizza por mês, por exemplo.”, conta Natália.
Para o casal, o apoio mútuo foi fundamental. “Um deu força para o outro não desistir. Quando um não estava no pique o outro incentivava. É preciso muita sintonia para tal coisa. Hoje os amigos custam a acreditar que somos o mesmo casal de antes”, comenta Renato. “Quando batia um desanimo, um incentiva o outro. Os amigos sempre brincam e sempre nos dão os parabéns, alguns perguntam o nome do remédio que tomamos e sempre brinco dizendo que o nome do remédio é vergonha na cara, força de vontade e foco”, brinca Natália.
Emagrecer junto a quem se ama, com apoio dela, pode ser solução, diz especialista (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Hoje, com o peso ideal, o casal pretende apenas manter os quilos atuais e ganhar massa muscular magra. Para isso, continuam com um cardápio saudável e a prática de exercícios.  “Hoje vivo melhor, tenho mais disposição e qualidade de vida. Mas o que mais compensou e me alegra é saber que isso foi realizado ao lado de que amo, me apoiou e conquistou comigo um futuro mais saudável e duradouro”, finaliza Natália.

Segundo a nutricionista Patrícia Junqueira Rahal, que acompanhou o casal, a dieta usada pelos dois foi a ortomolecular com a funcional. “Identifiquei os alimentos que não faziam bem ao organismo dos dois e assim, montamos algo bem específico. Eles foram dedicados e acompanharam o programa muito bem. A Natália incentivou o Renato e isso fez muita diferença no resultado final. Para quem quer começar, o conselho é procurar o médico e saber exatamente o que é bom e funciona para o seu corpo.”, explicou Patrícia.

Fonte: G1

Nenhum comentário: