terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Giro em Floripa 2013/14 - Dia 2 - Volta a Ilha

Pois é, uma volta e tanto......
Domingão, 29/12 saímos eu e o Maninho pra pedalar, e como nós dois não temos problemas com quilometragem, partimos para o desafio.
Nos encontramos proximo ao treco Canasvieiras/Ingleses, e daí começamos o pedal, eu havia girado 8 km, e Maninho 12km. Já comecamos o pedal pela terra, e uma pequena serrinha de 112 metros.... sofrida, mas conseguimos a primeira serra. Descemos ela e voltamos a rodovia, proxima a São João do Rio Vermelho.
Partimos sentido lagoa da conceição, e outra serra no caminho, com 68 metros, e com um belo visual da lagoa. Lá encontramos mais 3 ciclistas que estavam girando, e pegamos uma carona com eles em um desvio, onde metade da descida era em cimento, mas com uma inclinação muito forte, onde pensei que iria levar um capote devido ao declive. Passamos pelo trecho, e caimos num local bem estreito e com algumas pedras, onde um cara de Floripa acabou levando um capote... já eu, bike no ombro e desci de boa.... Nos despedidos da galera e partimos pro giro....

Este trecho ao lado da lagoa é muito bonito, e como passamos cedo por lá, o movimento de carro estava bem tranquilo..... seguimos a estrada, passamos pela praia da Armação, até encarar o maior desafio, a trilha Sertão do Peri, onde subimos a 227 metros, descemos a 119m, e subimos novamente a 205m.... é descomunal esta subida, e eu, como um bom ciclista, hehehe, empurrei.... o Maninho aos trancos e barrancos subiu pedalando....

Lá em cima, tivemos um belo visual da praia Ribeirão da Ilha, e lá foi a descida.... muito forte, pedras, e curvas pior que o de um cotovelo.... O Maninho falou pra cuidar nas descidas, e como já sou devagar nisso, não teve problemas, o freio funcionou muito bem, mas derrapei a traseira algumas vezes..... o Maninho sumiu lá pra trás. Acabou a terra, e caimos num trecho de calcamento, mas mesmo assim a inclinação era boa e não dava pra descuidar. Cheguei no asfalto e encontrei 3 ciclistas que iriam subir o trecho, mas com uma temperatura beirando os 40 graus, não era nenhum pouco fácil....
Maninho chegou, já umas 11:30h, daí foi só tocar até Campeche... trecho sem subidas, e com o vento ajudando.

Com 73 km, chegamos no local determinado, onde a familia do Maninho estava.... Fiquei lá com eles, comi, e bebi um pouco. Quando eles foram almoçar, saí sentido Ingleses, e eram quase 40 km... e pra ficar melhor ainda, vento contra.. Maravilha...... O trecho não rendia, e o esforço pra manter 17km/h não era fácil.... estava afim de comer um Açaí, e encontrei.... Ali por Rio Tavares, fiz um pitstop lá, e aproveitei bem o Açaí. O Sol estava muito forte, e continuei o giro..... ao lado da lagoa, o vento era mais forte ainda, e o movimento de carro estava cada vez mais forte... na parte central da Lagoa, o engarrafamento estava ficando imenso, e eu intercalava a faixa da esquerda, com as motos, onde ultrapassávamos os veículos.

E foi assim até o inicio da serra da Lagoa... Na entrada da praia Mole, muito movimento novamente, e várias ultrapassagens..... O trecho da volta, foi bem parecido com o da Ida. No trecho do parque do Rio vermelho, não tive como pedalar do lado direito da rodovia, devido ao Sol. No lado esquerdo tinha muita sombra, e parti pro outro lado, com mais atenção do que o normal, mas foi tranquilo. No bairro de São João, última parada pra refrescar, parada no posto e um Gatorade pra dentro, pra encarar os ultimos 10 km.... e com este novo combustível, foi mais fácil seguir sentido Ingleses.

E o pedal foi assim, um belo giro na ilha, nos principais pontos, e uns visuais muito interessantes.... Floripa seria um ótimo local para os ciclistas, se houvesse boas ciclovias, para passarem pelo menos 3 bikes. Mas nem acostamento em algumas rodovias existem, dai, a preocupação é imensa, e não podemos nos descuidar nenhum pouco.....

E tem mais pedal na região, aguarde as proximas atualizações....