quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Se eu estiver pedalando com minha bike durante uma tempestade de raios, os pneus me protegerão de ser atingido?

De jeito nenhum. Embora a borracha seja um material isolante, que impede a passagem de corrente elétrica, os pneus de sua bike não seriam suficientes para lhe proteger de uma tempestade com raios. “O pneu não aguentaria a descarga de milhares de volts e derreteria quase instantaneamente”, afirma o físico paulista Alex Barros. “A ideia de instalar para-raios na cidade é justamente permitir ou criar um caminho, em geral metálico, para ‘escoar’ a energia sem causar danos à comunidade”, diz ele. Mas você pode pensar: e dentro de um carro? Eu estaria seguro? Nesse caso, a resposta é afirmativa, mas não por causa de um suposto isolamento conferido pelos pneus do automóvel, e sim pelo fato de você estar confinado dentro de um grande condutor – a estrutura metálica do carro – que isola seus ocupantes das influências elétricas externas. Por isso, se você estiver pedalando e o mundo começar a desabar sobre a sua cabeça, a melhor coisa a fazer é descer da magrela e buscar abrigo em um lugar seguro, longe de árvores, poças de água e objetos de metal.

Fonte: Go Outside

2 comentários:

OFF ROAD BIKERS disse...

Eu já passei por um susto de um raio que caiu proximo. Agora em diante quando o primeiro sinal de raio cair já paro em qualquer lugar que me dê proteção. Só para constar, o resultado do raio que caiu proximo foi uma camera fotografica queimada

Vítor Marafon disse...

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que achei o blog muito bom! É ótimo ver cascavelenses enfatizando diferentes modalidades de esportes. Parabéns!
Giovane, tenho uma dúvida. Recentemente adquiri uma bicicleta no estilo mountain bike, que acredito que aguente trilhas leves. De início eu a comprei pensando apenas em andar nos finais de semana, e isso já faz algumas semanas. Contudo, adquiri já uma certa técnica, e gostaria de começar a pegar algumas trilhas. Tenho roupa de ciclismo e até capacete, pois meu primo praticava também há algum tempo atrás. Sou de Cascavel mas não conheço quase ninguém que pratique mountain bike. No entanto, pelo que vi em seu blog tem bastante gente que pratica... Enfim, gostaria de saber se vocês percorrem trilhas leves, para iniciantes? Acredito que observando o pessoal mais experiente posso aprender bastante. Meu nome é Vítor e tenho 17 anos. Aguardo sua resposta por comentário, ou por email (vitorfm94@hotmail.com).