quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cada vez mais usada como alternativa de transporte, bicicleta exige cuidados

Empresas reconhecem importância da magrela e já começam a estimular a nova forma de locomoção para o trabalho. Itens de segurança são essenciais


Cada vez mais as bicicletas são usadas como meio alternativo de transporte. Algumas empresas já começam a estimular a nova forma de locomoçãopara o trabalho, disponibilizandobicicletários e locais adequados para o funcionário trocar de roupa antes do expediente.
A substituição dos meios de transporte tradicionais pela “magrela” traz diversosbenefícios para a saúde.  Além do gasto calórico promovido pela atividade física, o ciclista reduz seu nível de estresse, pois não precisa mais se preocupar com o trânsito.
- Quando a pessoa melhora sua qualidade de vida, o humor também melhora, a incidência de faltas no trabalho é menor, criatividade aumenta e o funcionário trabalha melhor - explica o professor de educação física Bernardo Tillman.
- Desde que comecei a trabalhar como mecânico de bicicletas, passei a trabalhar de bike. Se eu for de carro, levo 2h30 para chegar, por causa do trânsito. De bicicleta eu levo uma 1h30 - analisa o mecânico Paulo Benedito.
mulheres bicicleta encontro com fátima (Foto: TV Globo)Bicicleta: saúde e menos estresse  (Foto:TV Globo)
A apresentadora Ana Maria Braga revela que passou a economizar tempo na locomoção pelo Projac, central de produção de programas e novelas da Rede Globo, desde que a emissora disponibilizou bicicletas para seus funcionários usarem no local.
- Foi uma ideia genial da administração do Projac, porque facilita a vida de todo mundo, além da economia de energia elétrica. Você anda dentro do Projac com tranquilidade e segurança e ainda faz exercício - elogia Ana Maria Braga.
No entanto, algumas precauções são necessárias para quem pensa em trocar o carro ou o ônibus pela "magrela". Com o uso dos equipamentos adequados, ela pode ser uma alternativa tão segura quanto qualquer outro veículo.
- É preciso tomar algumas precauções. A primeira é comprar uma bicicleta que esteja em boas condições, com freio e marcha funcionando. É importante utilizar os itens de segurança como a luva e o capacete. Não se deve ir com a roupa do trabalho, o ideal é usar uma roupa adequada para o ciclismo. Dependendo do tamanho do percurso, é importante levarhidratação e alimentos. Não é necessário começar indo e voltando de bicicleta para o trabalho. A pessoa pode ir de bicicleta em um dia e voltar no outro, aumentando a quantidade aos poucos, até conseguir fazer todos os dias - aconselha Bernardo Tillman.
Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário: