A primeira postagem da série “29 opiniões sobre as 29″ será com um texto sobre a História das bikes 29. Confira:
O britânico Geoff Apps, pioneiro do MTB, modificava bicicletas convencionais para uso off-road desde 1965. Em 1979, ele projetou uma bike para a lama úmida do sudeste da Inglaterra, em que usou pneus 650Bx54 Nokia (aro 27,5”). Na década de 1980, após o boom do MTB na Califórnia, Apps entrou em contato com Gary Fisher e Charlie Kelly para apresentar-lhes uma bike off-road que havia construído usando pneus 700C (aro 29”), mas conforme Fisher afirmou em 2006, quando analisava a crescente popularidade das bikes 29, o mercado ficou preso às rodas menores, aro 26, porque no início era mais fácil encontrar esse tipo de pneu.
Em 1990, alguns protótipos fabricados por encomenda começaram a aparecer com aro 29. O catálogo de bicicletas Bianchi de 1992 apresen- tou três modelos e chamava a atenção para as vantagens das rodas maiores. A empresa Klein produziu uma pequena quantidade de uma versão 29, mas não conseguiu ganhar mercado e foi descontinuada. Na Interbike em 1999, Gary Fisher (na época, autônomo, atualmente, integrante de uma divisão da Trek) apresentou a primeira 29 de série, a Sugar One 29er, que só entraria no mercado tempos depois, apesar de algumas rodonas já estarem em cena nas trilhas do Colorado. Também em 1999 foi produzido o primeiro verdadeiro pneu 29, pela empresa lderness Trail Bikes, chamado de Nanoraptor. No Brasil, Fábio Yoshimoto protagonizou a criação do primeiro quadro para bicicleta aro 29 no país, batizado de Saga, em 2009. Fábio faleceu em fevereiro de 2011, mas deixou o seu legado.
29 opiniões sobre as 29:
ver postagem seguinte: #1 PRIMEIRA IMPRESSÃO
ver postagem seguinte: #1 PRIMEIRA IMPRESSÃO
dro parPara continuar lendo mais sobre esta estória e as impressões da Aro 29, entre no link da Bike Sul, ou clique ali emcima em "#1 PRIMEIRA IMPRESSÃO"
Nenhum comentário:
Postar um comentário