quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Quer ir para o trabalho de bike, mas lá não tem chuveiro?


Se você tem vontade de ir de bicicleta para o trabalho, mas deixa a ideia de lado sempre que lembra que lá não tem vestiário ou chuveiro, essas dicas são para você. Willian Cruz, do blog Vá de Bike, e Guga Machado, do Eu Vou de Bike, listaram algumas soluções simples para adotar a bicicleta como meio de transporte - mesmo quando não dá pra tomar um banho antes do expediente.

Pedale devagar

Se você pedalar rápido, chegará como se tivesse corrido. Pedalando mais devagar, chegará como se tivesse caminhado.

Faça paradas

Quando perceber que está transpirando mais do que gostaria, pare na sombra por alguns minutos. Beba um pouco de água, respire fundo. Percebendo que a transpiração diminuiu, recomponha-se e prossiga.

Refrigere-se

Leve água gelada, mesmo em dias frios. Ela é seu ar-condicionado de dentro para fora.

Use um bagageiro

Levar a mochila nas costas faz você transpirar bem mais. Instale um bagageiro na bicicleta, prenda bem a mochila nele e descubra a diferença. Você não vai mais querer levá-la nas costas.

Banho antes

Se possível, tome um banho antes de pedalar. Ajuda a não ficar com odor ao transpirar.

Antitranspirante

Use sempre um antitranspirante, antes e depois da pedalada.

Axilas

Limpe-as com um lenço umedecido ou uma toalha úmida (que pode até ser de papel). Seque e passe o antitranspirante.

Cabelos

Se você tem cabelos bem curtos, pode lavá-los na pia também. Nem precisa xampu, água em abundância já resolve. A garrafinha de água quebra um galhão nessa hora. Coloque a cabeça em cima da pia e jogue a água por cima.

Toalha

Leve uma toalha de rosto. Seque com ela o que você tiver lavado (rosto, axilas, cabelo) e depois use a toalha úmida para limpar o resto do corpo.

Playground

Limpe a área genital com lenços umedecidos.

Roupas

Leve na mochila uma muda de roupa completa e se troque no banheiro. É importante levar principalmente outra roupa íntima e outro par de meias.

Bermuda

Recomendamos pedalar de bermuda para não sujar a calça na corrente ou nos raios das rodas. Se o tempo não permitir, prenda a barra da calça junto à perna com um velcro ou enrolá-la para cima, até o joelho.

Sacolas

Leve sacolas plásticas para embalar a roupa suja. Guarde as roupas limpas também dentro de uma sacola plástica, assim, se chover no meio do caminho, elas continuarão secas.

Roupa social

Precisa levar uma camisa que pode amassar? Dobre-a e coloque-a dentro de uma pasta plástica alta, daquelas que se usa em escritórios. Coloque a pasta na mochila ou no bagageiro. Lojistas usam um truque de dobrar a camisa em volta de um pedaço de papel-cartão ou papelão, que também funciona muito bem. Uma calça social pode ir dentro da mesma pasta, com a camisa em volta dela para não ficar com marcas de dobra. O paletó pode ser deixado na empresa, ou colocado em um alforje preso ao bagageiro.

Perfume

Você pode passar um perfume depois de se limpar, mas não exagere para não pensarem que você está tentando mascarar algum cheiro de suor.

Horário

Se o clima da sua cidade é muito quente, procure sair nas primeiras horas do dia, quando a temperatura é mais amena, mesmo que chegue mais cedo em seu local de trabalho.

Jornada de trabalho

Como, em geral, a bicicleta é mais rápida que o carro, renegocie seu horário. Proponha chegar e sair mais cedo. Pela nossa experiência, esta negociação tende a agradar ambos os lados.

Percurso

Se o seu caminho possui muitas subidas, é preferível que você estude um caminho alternativo, nem que isso signifique um aumento em seu percurso. As subidas tendem a nos forçar muito mais, provocando suor e eventual desconforto ao longo do dia.

Continue pedalando

À medida que o nosso condicionamento físico melhora, a tendência é "nem sentir" mais a pedalada, sendo apenas necessário, ao chegar no trabalho, lavar o rosto e as mãos, se enxugando no próprio banheiro com folhas de papel.

Fonte:

http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias/guias/2012/setembro/Quer-ir-para-o-trabalho-de-bike-mas-la-nao-tem-1

Nenhum comentário: