sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Brasil Ride 2012 - 5º etapa - 128km 1750 m

Após um sol escaldante no dia anterior, a quinta etapa da Brasil Ride 2012, ultramaratona de mountain bike, amanheceu com o céu nublado para largada nesta quinta-feira (27), num percurso de 128 quilômetros, marcado por estradas de terra “planas” e uma forte serra ao final, entre as cidades de Rio de Contas e Mucugê/BA.

“A estratégia é pedalar em pelotão para facilitar o ritmo de prova”, comentou Mateus Ferraz da equipe RC Bikes/Brasil Soul pouco antes da largada, depois conformando o domínio absoluto com 5 vitórias consecutivas até o momento.

Com isso, um pelotão grande formou-se à frente, ditando o ritmo forte da prova, formado por 6 equipes: Lapierre Cycles (Portugal); Milka Superior MTB Team (Holanda); Specialized Brasil / Tripp Aventura (Japão-Brasil); LM/Shimano (Brasil); Trust Bikes / JC Bikes (Brasil); e BMC Savo Racing (República Tcheca).

A 5ª etapa, no entanto, foi decidida na subida até os Gerais, como é chamado o platô da Chapada Diamantina. O caminho via o povoado São João consiste numa serra bastante dura (inclinada) de aproximadamente 5 quilômetros. Por outro lado, o clima ideal para pedalar favoreceu uma média de velocidade alta. Logo no início do aclive, os portugueses, que vestem a camisa amarela, Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira impuseram o próprio ritmo e não demorou para distanciarem dos adversários.

“Estamos tentando administrar a vantagem da segunda etapa. Conseguimos uma diferença confortável, mas no mountain bike tudo pode acontecer. Procuramos pedalar na nossa zona de conforto e atacar nas subidas e assim temos conseguido abrir dos principais adversários”, comenta Luís Leão Pinto, que finalizou a etapa com 4h41m55s de prova e na semana seguinte da corrida no Brasil disputará o Mundial de Mountain Bike Maratona na França.

“Tenho grande consideração pela organização da Brasil Ride, pelo Mário Roma, Andre Piva e todo pessoal envolvido que é super profissional, e mesmo tendo como objetivo principal nesta temporada a Copa do Mundo, não queria deixar de estar presente na Brasil Ride para rever meus amigos e ter o prazer de poder disputar e quem sabe ganhar uma prova desta dimensão, que acredito que está no nível das melhores do mundo, e que com certeza no próximo ano será considerada a melhor prova por etapas do mundo”, comentou o português que já participou dos principais eventos desta modalidade ao redor do mundo!

A emoção ficou na disputa do segundo lugar. “Tentamos atacar várias vezes, mas a fuga foi neutralizada”, disse o holandês Bart Brentjens (Milka Superior MTB Team). “Hoje eu vi a potência do campeão olímpico, ele acelerou como nunca havia visto antes no trecho no plano de estrada de terra, fique apenas no gancho (na cola)”, revelou Gilberto Gois (Trust Bikes/ JC Bikes), atual campeão brasileiro de MTB maratona, que fez muito esforço para manter-se entre os líderes. Assim, o segundo lugar foi na reta final, com melhor para os brasileiros que conseguiram cruzar a linha de chegada juntos, entre os dois atletas holandeses, para conquistar o vice e aumentar a vantagem da camisa branca, de melhor equipe nacional na prova, com o tempo de prova com 4h56m03s

“Etapa mais rápida, mas de fácil não tem nada, a cada etapa é tudo diferente. Pedalar 130 quilômetros é sempre desafiante”, comentou Christian Fittipaldi (Scott Fittipaldi) que fez novamente uma ótima prova e encaminha-se para conquistar a camisa de “finisher”.

A disputa mais acirrada acontece na categoria Grand Máster, com vitória nesta etapa 5 dos ciclistas de São Paulo, José Gusmão e Antônio Junior, que embolaram novamente a classificação geral. O título ainda está indefinido, lembrando que no MTB simplesmente TUDO pode acontecer e ainda temos mais 2 dias de prova!

Brasil Ride 2012 tem o patrocínio da SHIMANO, RC BIKES, Governo da BAHIA /Bahiatursa-SUDESB. Frota oficial da FORD, vestuário oficial KAILASH. Suporte da Continental, Feel Good. Gorgeous, Isotônico Marathon, Mauro Ribeiro, Squirt e Valverde Ambulância.

Nenhum comentário: