quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil Ride 2012 - 3º Etapa - 35 km 763 m

O terceiro dia da Brasil Ride 2012, principal Ultramaratona de Mountain Bike da América Latina ficou marcado pela etapa de cross country (XCO) em Rio de Contas/BA, estágio que estreiou na edição passada, inovando mundialmente em provas por etapas.

O sol agraciou os atletas num dia de esforço intenso nesta etapa relativamente curta com 35 quilômetros no total, já que o percurso técnico exigiu muita habilidade e resistência dos atletas devido os trechos em singletrack (trilha estreita), com destaque para o morro da Capela do Bom Jesus, em que o padre benzeu a passagem de todos os atletas.

A 3ª etapa serviu também para integrar o público e atletas, já que os competidores pedalaram num circuito fechado num ritmo alucinante. Assim, a competição literalmente ferveu na briga pela vitória, pois na regra diferenciada no “cross country,” as duplas puderam separar-se e lutar individualmente pela vitória. O resultado final foi calculado pelo tempo médio de chegada entre os dois competidores.

Logo no início da prova de cross country, cinco ciclistas destacaram-se do pelotão formado por Luís Leão Pinto, Tiago Ferreira (líderes da prova), Kohei Yamamoto, Henrique Avancini e Josember Pinho “Montoyo”. Após revezarem-se por todas as 5 voltas de 7 km, o japonês “voador” Kohei Yamamoto ultrapassou o ciclista português e acelerou na descida para conquistar a vitória.

 “Você é Kamikaze”, disse Luís Leão Pinto na linha de chegada ao japonês Kohei Yamamoto, que compete pela equipe Specialized Brasil com uma bike (Epic) full suspension, literalmente voando pela trilha. “Estou muito feliz com a vitória, não era o mais forte na subida, mas acelerava nas descidas,” disse o ciclista japonês que esteve presente na Olimpíada de Londres 2012 e na hora do jantar deu um show de simpatia e profissionalismo ao relatar a etapa aos outros competidores, que retribuiram com muitos aplausos.

No entanto, o resultado final pela somatória dos tempos dos respectivos parceiros ficou diferente. A equipe de Portugal defendeu a liderança da prova, seguido por duas duplas brasileiras: Henrique Avancini e Douglas Moi (Caloi); e  Josemberg Montoya e Gilberto Goís (Trust Bikes / JC Bikes), fechando o pódio. O vencedor da etapa o japonês Kohei Yamamoto terminou na 4ª posição, devido a média de tempo somado com o resultado do seu parceiro, Daniel Carneiro, que finalizou em 14º lugar na geral.

A quarta etapa da Brasil Ride será marcada pela grande beleza do trajeto, em que poderá avistar o pico do Barbado com 2033 metros de altitude, o maior de todo o nordeste brasileiro. A Brasil Ride é um desafio, com 7 dias de competição, estabelecendo uma nova meta para os desportistas, isto é, mais de 600 quilômetros de percurso em cenário épico pelos caminhos abertos no garimpo de diamantes do século XVIII no coração do Brasil. O evento Brasil Ride ajuda a transformar vidas, estimular o esporte olímpico, fomentar o ecoturismo e conquistar corações e mentes de desportistas, graças toda atenção, qualidade organizacional, logística, segurança e infraestrutura. E as inovações com a homologação da competição em 2013 pela UCI - União Ciclística Internacional - somando pontos no ranking internacional.

Open
1 - Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira  (Lapierre Cycles) - Portugal – 08:48:28
2 - Martin Horak e
Thomas Vokrouhlik (BMC-Savo Racing) – Rep. Tcheca – 09:01:36
3 - Josemberg Pinho e Gilberto Gois (Trust Bikes / JC Bikes )– Brasil – 09:13:11

Brasil
1 – Josemberg Pinho e Gilberto Gois (Trust Bikes / JC Bikes )– Brasil – 9 horas, 13 minutos e 11 segundos
2 – Uira Ribeiro e Gustavo Santos ( Lm Bike/Shimano) - 09:33:33
3 - Henrique Avancini e Douglas Moi (Caloi) – 09:36:56

Feminino
1 - Adriana Nascimento e Daniela Genovesi (RC Bikes Ladies– Brasil Soul) – Brasil – 13:54:11
2 - Alice Leão e Susan Zorzetto (Alegria) – Brasil – 16:19:46
3 - Telma Cerqueira e Alexa Diekhaus (Cara e Coragem) – 16:57:19

Master
1 – Abraão Azevedo e Paulo Borges (RC Bikes-Brasil Soul – Brasil – 10:11:17
2 - Edward Szraucner e Axel Strauss (HIRSCH INTEGRAL GLOBAL) – Alemanha - 10:27:15
3 – Nico Pfitzenmaier e Carlos Cardemil (TWO CONTINENTS) – Africa do Sul/ Chile – 10:50:17

Mista
1 – Mateus Ferraz e Ivonne Kraft (RC Bikes / Brasil Soul) – Brasil/Alemanha – 1:04:43 segundos
2-  Agustina Apaza e Cesar Letolli (Argentina) – Argentina – 1:06:45 segundos
3 – Annabela Stropparo e Piero Pelegrini (Amici di Annabella) – Itália – 1:12:28 segundos

Grand Máster
1 – Alfredo Montenegro e José Lito (Savana) – Brasil – 13:38:54
2- Dorivaldo Abreu e Sergio Bonfim (Aky Veiculos) - 14:10:24
3 – Marco Melo e Marco Corrado – Brasil – 14:10:54

Mais informações, www.Brasilride.com.br

Veja o vídeo da etapa:


Nenhum comentário: