terça-feira, 6 de julho de 2010

Do alasca até Ushuaia de bike e em família

Do alasca até Ushuaia de bike e em família

Apesar das críticas, família continua jornada em busca de seus sonhos

Tem havido um intenso debate recentemente: tem sido egoístas os pais realizando seus grandes feitos, como escalada ao Mt. Everest ou velejando solo ao redor do mundo? Isso torna eles egocêntricos, forçando os seus próprios sonhos em cima de seus filhos ou simplesmente os pais estão incentivando e ajudando os filhos a sonhar grande, como eles?

Como pai de dois filhos de 12 anos de idade, tentando quebrar o recorde mundial como a família com filhos mais novos atravessando as Américas de bike, estou excepcionalmente qualificado para responder essa pergunta. Saímos de Junho de 2008, quando os meninos tinham 10 anos e esperamos alcançar o nosso objetivo quando eles estiverem completando 13 anos.

Para algumas pessoas, a idéia de colocar as crianças em uma bicicleta para uma travessia tão longa, seria um abuso. Os críticos acreditam que as crianças não sabem o que é viver além de estar o dia todo pedalando, e isso não seria saudável para elas.

Mas a realidade da nossa jornada está longe disso, muito longe de suas percepções mal concebida. A nossa média diária até agora (depois de dois anos na estrada) é de apenas 27 quilômetros. Normalmente viajamos menos de quinze dias por mês.

Nós sentimos que estamos dando aos nossos filhos a realização de muitos sonhos de infância. Somos uma família trabalhando junto para um objetivo em comum. Nossos filhos são membros iguais da nossa equipe, trabalhando lado a lado com seus pais.

Nossos meninos também estão aprendendo sobre o mundo de uma forma que poucas crianças o fazem. Estão conhecendo pessoas de muitos países diferentes, interagindo e convivendo com diferentes culturas, usando moedas estrangeiras para o consumo diário, e adquirindo uma compreensão mais profunda da humanidade do que a grande maioria dos norte-americanos nunca terão a oportunidade de ter. No mundo interconectado de hoje, isso só torna a nossa viagem valiosa apesar das dificuldades que enfrentamos.

Eu não quero adoçar o nosso caminho de qualquer maneira. Lidamos com a nossa quota de provações e tribulações. Fomos perseguidos por um urso em British Columbia, pegamos uma chuva torrencial durante uma semana inteira entre Jasper e Banff, e acordei em uma barraca enterrada na neve em Montana. Nós empurramos as bikes por quilômetros de areias profundas no México e suavamos como porcos febris na Costa Rica. Pedalamos lentamente e dolorosamente acima dos 2.400m nos Andes e batalhamos dia após dia, com ventos ao longo da costa peruana.

Sim, nossa jornada tem sido difícil em muitos aspectos, mas cada um de nós está mais do que dispostos a lidar com esses desafios para os bons momentos que partilhamos. Enquanto eu pedalava, lado a lado com meu filho, Davy, outro dia ele disse: "Eu não posso acreditar que de fato, tivemos maus momentos nesta viagem. Quando olho para trás em nossa viagem, tudo que eu lembro são os bons tempos."

E muitos bons momentos tivemos. Pedalamos ao lado de um bisão. Pedalamos por montanhas e vislumbramos as belezas de seus vales. Nós visitamos as ruínas maias e incas, surfei ondas enormes, e as crianças brincaram nas piscinas termais. Mas, principalmente, temos prazer em estar juntos como uma família e explorando o nosso mundo.

Davy e Daryl estão aprendendo que a vida não é uma cama de rosas - existem alguns espinhos lá também. Aprenderam que a vida não é feita apenas de estradas planas e tailwinds (vento de cauda, vento a favor) - há dias difíceis e que nos põe à prova a nossa determinação.

Mas isso é como a vida é - se você estiver viajando de bicicleta, alguns dias serão sempre assim. Meus filhos aprenderam a avançar, aprenderam a colocar um pé na frente do outro, para continuar seguindo seus sonhos. Aprenderam que o triunfo é passageiro até um próxima desafio.

Assim somos, o meu marido e eu egoístas, irresponsáveis pais que estão abusando de nossas crianças, andando de uma extremidade da terra até a outra com eles? Eu não penso assim. Eu acho que estamos simplesmente incentivando nossos filhos a sonhar grande e se esforçarem para atingir seus objetivos. Estamos ensinando-os a sonhar o sonho impossível, alcançar a estrela inalcançável - e eu não tenho dúvida que farão exatamente isso.

Fonte: http://www.extremos.com.br/noticias/100704-De-bike-do-Alasca-a-Ushuaia/

2 comentários:

Anônimo disse...

Especial

Anônimo disse...

Sinceramente, é de pais assim que o mundo precisa. Caminho de luz!