domingo, 4 de abril de 2010

Lugares Bons pro Pedal e pro Visual

ARRAIAL - TRANCOSO - BA
Andar ou pedalar pela praia, tem coisa melhor?? melhor ainda e ver o visual deste trecho. Neste trecho do litoral baiano, em várias cidades, ela se divide em parte alta e parte baixa, devido as falésias. Saindo de Arraial, voce não consegue ver legal as falesias, entao comecamos pela praia do Mucuge, passamos pela Parracho e chegamos na Pitinga, essa vale a pena um pelo banho, alem da água limpa e calma em alguns lugares, comecamos a ver os montes de areias esculpidas... seguindo o trecho, atravessamos o rio pitinga e chegamos na Lagoa Azul, onde o pessoal se banha no barro e falam que é medicinal,vamos acreditar né!! ali comecam os paredões. A proxima praia é a Taipe, de lá, mais um rio, e chega-se ao Rio da Barra, mais um pouco e já estamos na Praia dos Nativos em Trancoso, daí é só comer por lá, onde tem uma infra-estrutura legal na beira-mar, e depois subir a estrada para chegar na cidade. O trecho toda dá uns 17 km, e se possivel, vá na maré baixa, porque caminhar naquela areia com maré alta é bem cansativo. Outro trecho legal pra ir, é até a praia do Espelho, mais uns 20 km de estrada complicada, subidas, descidas, areiao, indios e tudo mais....

ROTA DAS CACHOEIRAS - Corupa - SC


O trecho da rota é pequeno, entao pode-se aumentar um pouco mais o pedal.... Saindo de São Bento do Sul, são uns 30 km até Corupa, só asfalto, mas uma serra um pouco tanto perigosa, tem que tomar cuidado lá, muito movimento e tempo instavel. Mas serra é serra né, e o visual é otimo, quase no final dela, comecam os bananais, e são muitos. Antes de chegar em Corupá, entra-se a esquerda e gira mais uns 20 km até o destino, e quase tudo terra, com poucas pedras. O visual lembra bem aquela nossa descida da serra do mar pra Morretes, com um rio limpo e gelado acompanhando a estrada. A entrada lá custa R$10 por pessoa, e tem que comprar nos pontos de venda a caminho do trecho. O parque em si, dependendo o dia, tem uma lanchonete lá, banheiros, e muita áua potável. Temos duas trilhas no parque, uma que vai direto ao ultimo salto (o decimo quarto), de 125 metros, e outro que comeca desde o primeiro e vai ao final. Nós sem querer, pegamos esta trilha que iria para a ultima, e cansou bastante, voce anda quase uns 3km, subindo e descendo até chegar lá, mas vale a pena. Depois voltamos e passamos por todas as demais quedas, vale a pena conhecer.

PARQUE NACIONAL DE SAO JOAQUIM - SC
Este trecho já foi feito por um pessoal do nosso grupo de bike, saindo de Tubarão, indo pra São Joaquim, Urubici, Grão Pará e Tubarão.. uns 200 km... nada mal.... mas o que eu fiz foi de carro... vamos lá... saindo de Grão Pará, são uns 40 km de subida da serra do Corvo Branco, em alguns lugares, voce acha que o carro não vai subir, mas não desista.... aquele caracol que a serra faz é fantástico, cada curva que é impossivel passar dois carros. Chegando em cima, temos o visual do corte de 90 metros em uma pedra, para a estrada passar no meio. Lá em cima, já estavamos nuns 1200m de altitude, seguimos um pouco mais, e entramos a esquerda na estrada do morro da Igreja, a estrada tem uns 15 km e é asfaltada. Logo no inicio, tem a cachoeira do Véu da Noiva, onde voce pode saborear uma gostosa traira. Seguindo o trecho, muitas subidas até chegar no topo. Exatamente 1860m de altura, um dos pontos mais altos do sul do Brasil, e o tempo, bem, estava aberto, com um belo visual, mas o clima frio junto ao vento.. hummm se prepare... lá, estamos a poucos metros da torre do sindacta, e conseguimos ver legal também a Pedra Furada. Dai é só voltar o trecho novamente rumo a Urubici. Neste trecho, voce encontra muita maça e tuberculos. No trecho até São Joaquim, voce passa perto da cachoeira da Avencal, com 100m. Chegando no Rio do Rastro, voce tem um mirante onde consegue ver todo o trecho pra baixo, e lá vamos nós... muitas curvas, cachoeiras, bom asfalto, e muita gente passando por lá, quem nunca teve curiosidade de conhecer essa serra??

PARQUE NACIONAL DA SERRA GERAL E APARADOS DA SERRA - RS
Se preparem, a regiao tem pouca infra-estrutura, entao acabamos ficando em Torres, na primeira praia do RS. Saindo de lá, são 70 km até o Canion do Itaimbezinho, sendo uns 25 de terra, e uma serra e tanto pra subir, com muitas pedras, mas muitas mesmo, e se passar reto em alguma delas, é melhor nem pensar onde vai parar... hehehehe. No parque, pode-se pedalar, e tem uma trilha aberta de uns 6km de ida e volta, de fácil giro, mas com sol na cabeça. Lá, o visual é surpreendente, voce anda na borda do Canion, famosa trilha do Cotovelo. Depois é só voltar e ir pra outra trilha, nesta é mais complicado ir de bike, o trecho todo é 1,4km e também tem um otimo visual, trilha do Vertice. Estes Canions tem uma altura de 700 metros, e tem 5,8 km de extensão. Depois seguimos pra Cambará, almocamos, e seguimos para a serra geral, para tentar conhecer o Canion da Fortaleza, um dos mais conhecidos, Pra chegar até lá, são mais uns 25km de terra, o tempo estava bonito, mas lá pelas tantas, comecou a surgir algumas nuvens e quanto chegamos lá, as nuvens também chegaram, e daí, fechou tudo, não conseguimos ver nada, em certos pontos, conseguia até ouvir uma cachoeira, mas sem chance de ver algo, daí, tivemos que voltar.







E aí galera, pra onde vamos??

Um comentário:

Pé de Vela SJC disse...

Parabens pelo Blog.. add a galera do Pé de Vela ai..
abraço