Atletas da DataRo treinam em Cascavel: terra natal e amor à camisa
Considerada uma das principais forças do ciclismo em todo o Brasil, a equipe DataRo parece adquirir musculatura como “representante paranaense na modalidade”.
São 14 atletas de oito localidades diferentes dos estado – Curitiba, Quarto Centenário, Paranavaí, Maringá, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e, a maioria, de Cascavel. Há ainda dois representantes de São Paulo e um de Goiás.
Uma seleção de corredores empenhada em manter o ciclismo forte na terra natal.
“É o que eu sempre busquei. Ter atletas e fomentar o esporte no estado. Tentar ao máximo ser bairrista”, afirma Rogério Fagundes, nascido em Maringá, ex-atleta e fundador da DataRo, hoje gerente da equipe criada em 2000.
O time já passou por Curitiba, Ponta Grossa, Blumenau-SC, Cordeirópolis-SP, Medianeira, Campo Mourão, entre outras cidades. Mais recentemente, sofreu forte assédio para defender a bandeira de outro estado, mas insistiu em permanecer no Paraná.
“Conseguimos um bom apoio da prefeitura de Cascavel e do governo do estado. Mas ainda precisamos correr atrás de muitas coisas”, diz Fagundes, que é diretor da Fagundez, empresa de tecnologia que é a principal patrocinadora do conjunto paranaense.
No pacote de suporte público está a construção de um alojamento em Cascavel. Local que servirá de base para os treinamentos, pronto para reunir os atletas espalhados pelo Paraná.
“O ciclismo é diferente do futebol, não é preciso estar junto para se treinar. Mas é algo que vai nos ajudar muito para apurarmos a estratégia da equipe, concentrar e buscar cada vez mais uma evolução técnica e tática”, diz Hernandes Quadri, ex-ciclista de Santo Antônio da Platina, técnico da DataRo.
Com o cenário promissor, a equipe paranaense quer aumentar o número de conquistas para 2013. Já fazem parte do cartel os troféus das principais provas disputadas em território brasileiro, como o Tour Brasil, a 9 de Julho, as Voltas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro etc.
Em 2011, o time alcançou o status de equipe Continental, o que permite a participação em disputas por toda a América Latina. O desejo agora é alçar a DataRo ao posto de Pro Tour, nível das melhores equipes do esporte no mundo e de provas como o Tour de France.
“Creio que possamos conseguir essa façanha neste ano. Disposição não vai faltar”, diz o cascavelense Alcides Vieira, atleta da equipe.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário