O uso da bicicleta e a opção por caminhadas ganham cada vez mais adeptos nos deslocamentos urbanos de curtas distâncias. Um dos mais antigos veículos de que se tem notícia – os primeiros registros datam do século XVIII com a criação de um brinquedo, o “celerífero”, realizado pelo Conde de Sivrac -, a bicicleta terá sua trajetória contada em detalhes na exposição ‘Bicicleta, histórias e curiosidades’, aberta ao público entre os dias 28 de junho e 04 de julho, no Arte Sesc, no Flamengo, Rio de Janeiro.
A mostra reunirá mais de 20 magrelas, entre modelos antigos, elétricos e super modernos. A exposição também reunirá um acervo fotográfico com cenas de utilização de bicicletas desde o século XIX, até visões mais contemporâneas. Além de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, a exposição também visa estimular a criatividade dos visitantes.
O primeiro dia do evento marca o lançamento do I Festival Curta uma bike e uma caminhada. O projeto reunirá, via web, curtas metragens amadores, com roteiros baseados em deslocamentos alternativos. Os primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e bicicletas. Assinado pelo Programa Rio-Estado da Bicicleta, da Secretaria Estadual de Transportes, ‘Bicicleta, histórias e curiosidades’, com produção da Amplifica Comunicação, conta com o apoio da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, da ONG Transporte Ativo e da Fecomércio. A exposição contará ainda palestras diárias sobre mobilidade e deslocamento urbano, exibição de filmes sobre bicicleta, além de oficinas infantis de colagem, contação de histórias, teatro e rodas de bate-papo.
Fonte: Pra quem Pedala
Nenhum comentário:
Postar um comentário